Serra tem 280 vagas de cursos a partir de sábado (23)

jul 22, 2016

O Programa Ocupação Social abre mais 280 vagas gratuitas, a partir de sábado (23), para cursos de qualificação profissional do Senai-ES, que serão ofertados em três bairros da Serra: Central Carapina, Jardim Carapina e Novo Horizonte. Para se inscrever, o candidato precisa ter ao menos 16 anos de idade – com exceção do curso de pintor de obras, que exige 18 anos – morar no município onde serão realizadas as aulas e ter escolaridade mínima exigida pelo curso que escolher.
As inscrições vão até a próxima quinta-feira (28) e serão on-line. “A parceria entre o Governo do Estado e o Senai-ES pretende levar qualificação profissional aos 25 bairros do Ocupação Social. Nosso programa tem como metas a redução dos índices de homicídios nessas regiões, especialmente entre os jovens, que representam 40% das vítimas dos crimes contra vida, no Estado. E vamos atuar para mudar essa realidade ofertando oportunidades que possam melhorar, principalmente, a renda e a escolaridade dessas famílias”, salientou a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.
Etapas
As inscrições para as 280 vagas serão realizadas por meio do site sistemas.es.gov.br/ocupacaosocial.
Os três bairros contemplados somam 14 turmas, sendo duas para cada curso ofertado. Há vagas para costureiro industrial, pintor de obras (único a exigir idade mínima de 18 anos), auxiliar de logística, instalador hidráulico, mecânico de máquina de costura, mecânico de manutenção de motocicleta e almoxarife.quadro3
O resultado final será disponibilizado nos locais onde serão realizadas as aulas e as matrículas, conforme edital publicado pelo Senai-ES, no http://www.senai-es.org.br/documentos_senai/2016/2016_06_30_edital_ocupacao_social.pdf. Na sequência, os aprovados serão chamados para matrícula, com aulas previstas para começar até o final da primeira quinzena de agosto.
Mais informações e tira-dúvidas pelo oportunidades@seae.es.gov.br.
Parceria

Os cursos são ofertados pelo Senai-ES, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas.
Foi assim em Nova Rosa da Penha e Nova Esperança, bairros de Cariacica, onde cinco turmas receberam os certificados de conclusão dos cursos na última semana. “Optamos por começar as ações do Senai-ES por apenas dois bairros como experiência. E foi um sucesso. A relação dos instrutores com os alunos foi maravilhosa e todos já aguardam novas oportunidades para as comunidades”, ressaltou a secretária Gabriela Lacerda.
As vagas são gratuitas e destinadas a pessoas de baixa renda. Haverá aulas pela manhã, das 8h ao meio-dia; pela tarde, entre 13 e 17 horas; e à noite, das 18 às 22 horas. Em média, cada curso terá carga horária de 200 horas, com exceção das turmas de Almoxarife, com 160 horas de aula, e de Mecânico de Manutenção de Motocicleta, com 300 horas no total.
Oportunidades
De 20 a 25 de agosto serão realizadas as inscrições para outras 80 vagas, também previstas no edital da Senai-ES, para dois cursos que serão realizados em Feu Rosa, na Serra. Haverá duas turmas de instalador hidráulico e outras duas de eletricista instalador predial.
O edital ainda garantiu 80 vagas para o bairro de São Torquato, em Vila Velha. As aulas começam na próxima semana, tanto para as turmas de eletricista quanto para as turmas de padeiro.