(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

16,5 mil vagas em cursos de qualificação gratuitos

set 24, 2019

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) oferece, por meio do Programa Qualificar ES, aproximadamente de 16,5 mil vagas para cursos presenciais, semipresenciais e on-line em diversas cidades do Espírito Santo. A primeira etapa de inscrição da 3ª oferta de vagas do Programa tem início esta terça (24), nos municípios de Guarapari, João Neiva, Serra, Vila Velha e Vitória.

Nesta fase, os moradores dos municípios contemplados podem acessar o site do Programa (https://qualificar.es.gov.br/) e realizar a inscrição até 08 de outubro, exceto os moradores de João Neiva, que podem se inscrever até 30 de setembro. A lista dos candidatos selecionados está prevista para ser divulgada no dia 16 de outubro, com exceção do município de João Neiva, que tem previsão de divulgação de resultado em 01 de outubro.

A oferta para cursos presenciais também acontece nas cidades de Cariacica, Santa Leopoldina e Viana, entre os dias 01 e 14 de outubro, além da oferta para cursos semipresenciais e on-line, que será entre os dias 07 e 16 do mesmo mês. Na modalidade on-line, serão 10.500 vagas para 15 cursos, enquanto na modalidade semipresencial, serão 200 vagas para um curso aberto a toda a comunidade e 100 vagas para professores, ambos em Vila Velha.

Ainda na modalidade semipresencial, o Qualificar ES trará duas novidades: pela primeira vez, o Programa ofertará um curso para profissionais da educação no município de Montanha, na região nordeste do Estado, com 50 vagas. Além disso, haverá curso de Programação Neurolinguística (PNL), que será aberto para toda a comunidade, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha.

A modalidade presencial oferece, ao todo, 163 cursos e 5.690 vagas em 10 municípios capixabas. As vagas estão divididas nos municípios de:

Aracruz – 60 vagas;

Cariacica – 1.325 vagas;

Conceição da Barra – 90 vagas;

Guarapari – 60 vagas;

João Neiva – 30 vagas;

Santa Leopoldina – 180 vagas;

Serra – 1.215 vagas;

Viana – 385 vagas;

Vila Velha – 1.005 vagas;

Vitória – 1.250 vagas;

Nesse total, estão inclusas vagas das ramificações do programa. Nesta 3ª oferta, o Qualificar ES Mulher ofertará 720 vagas para os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Vila Velha e Vitória. As inscrições começam nesta terça (24), em Vila Velha e em Vitória, e no dia 01 de outubro, será a vez de Cariacica, Conceição da Barra e Santa Leopoldina. Outras 60 vagas serão ofertadas pelo Qualificar ES Indígena, em Aracruz, a partir do dia 01 de outubro.

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, ressalta a importância da expansão da educação profissional para o capixaba. “A educação profissional cumpre um papel decisivo para a inserção e para o desenvolvimento profissional da população capixaba no mundo do trabalho, principalmente no atual cenário empregatício, que exige qualificação para a atuação nos principais setores da economia”, disse.

Cristina Engel também destaca o perfil dos cursos, que têm o objetivo de gerar renda rápida para os concluintes. “Nossa intenção é possibilitar que populações mais vulneráveis tenham a oportunidade de conquistar rapidamente renda, seja ocupando vagas de emprego seja empreendendo na área de formação. O último levantamento do IBGE demonstrou essa tendência de crescimento do trabalho por conta própria, e os nossos cursos são voltados a esses trabalhadores”, afirmou. 

A secretária refere-se à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada no fim de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo apontou o crescimento de 5,2% de trabalhadores por conta própria na comparação entre os trimestres de maio e julho de 2018 e de 2019.