Home Notícias do Dia Área de queima das paneleiras de Goiabeiras vai ser revitalizada
Área de queima das paneleiras de Goiabeiras vai ser revitalizada

Área de queima das paneleiras de Goiabeiras vai ser revitalizada

0
0

A prefeitura de Vitória anunciou que a área de queima das panelas de barro, em Goiabeiras, vai ser revitalizada para garantir melhores condições de trabalho para as paneleiras. A previsão é de que as obras – realizadas pela Universidade Multivix, como compensação pelas ampliações realizadas no campus da instituição – sejam concluídas em cinco meses.

Hoje, o espaço é de chão e conta, em parte, com uma cobertura simples. De acordo com o projeto, o espaço irá receber infraestrutura, drenagem, pavimentação, iluminação, plantio de árvores, além da realocação de postes. Entre as melhorias do local, está a construção de um deque de madeira, que terá uma parte flutuante. No local, poderão atracar barcos pesqueiros da comunidade do entorno e também embarcações turísticas. A Rua das Paneleiras também receberá nova sinalização horizontal e vertical. O investimento é de R$ 506 mil.

As características rústicas do local e todo o secular processo de confecção das panelas serão preservados para não perder o valor cultural.

A ideia do projeto é trazer mais conforto para as paneleiras durante o processo e tornar o ambiente mais seguro. Haverá cinco pontos delimitados para a queima (etapa em que a panela vai para o fogo para secar a argila) e depósitos deslizantes para a madeira.

A área de açoite, na qual as panelas são tingidas e seladas, será coberta com um material próprio e anti-inflamável e haverá um espaço próprio para o armazenamento da matéria prima, o barro.