Área de queima das paneleiras de Goiabeiras vai ser revitalizada

fev 24, 2018

A prefeitura de Vitória anunciou que a área de queima das panelas de barro, em Goiabeiras, vai ser revitalizada para garantir melhores condições de trabalho para as paneleiras. A previsão é de que as obras – realizadas pela Universidade Multivix, como compensação pelas ampliações realizadas no campus da instituição – sejam concluídas em cinco meses.

Hoje, o espaço é de chão e conta, em parte, com uma cobertura simples. De acordo com o projeto, o espaço irá receber infraestrutura, drenagem, pavimentação, iluminação, plantio de árvores, além da realocação de postes. Entre as melhorias do local, está a construção de um deque de madeira, que terá uma parte flutuante. No local, poderão atracar barcos pesqueiros da comunidade do entorno e também embarcações turísticas. A Rua das Paneleiras também receberá nova sinalização horizontal e vertical. O investimento é de R$ 506 mil.

As características rústicas do local e todo o secular processo de confecção das panelas serão preservados para não perder o valor cultural.

A ideia do projeto é trazer mais conforto para as paneleiras durante o processo e tornar o ambiente mais seguro. Haverá cinco pontos delimitados para a queima (etapa em que a panela vai para o fogo para secar a argila) e depósitos deslizantes para a madeira.

A área de açoite, na qual as panelas são tingidas e seladas, será coberta com um material próprio e anti-inflamável e haverá um espaço próprio para o armazenamento da matéria prima, o barro.