40 mil vagas gratuitas em cursos para todo o Estado

maio 9, 2017

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) anunciou nesta terça (09) a criação de 40 mil vagas em mais de 60 opções de cursos gratuitos. O projeto, batizado de OportunidadES, pretende gerar renda, dar qualificação profissional e promoção da autoestima para todos os capixabas. Nesta primeira etapa, o projeto oferta 2 mil oportunidades Online e mais de 2.500 vagas presenciais, nos municípios de Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória.

Nas próximas edições deste ano, o OportunidadES vai expandir os cursos presenciais também para o interior do Estado.

“O foco é na geração de renda. Vamos ofertar cursos nas áreas em que a crise praticamente não atingiu, como por exemplo, o setor de estética e beleza, onde, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto no mercado global”, destacou o secretário Vandinho Leite.

Já o governador Paulo Hartung ressaltou que o OportunidadES é um projeto que dialoga com demais projetos sociais desenvolvidos pelo Governo do Estado.

“Essa política dialoga com o desemprego e demais projetos sociais do Governo como o Ocupação Social que está focado em 25 comunidades onde jovens em risco social não estudam e nem trabalham. O OportunidadES também dialoga com o Escola Viva quando trás o aprendizado do mundo digital e conecta nossos os jovens com o mundo real”, disse.

Cursos

Os cursos atendem à vocação econômica de cada região e às constantes atualizações do mercado de trabalho. Todo o projeto será realizado em locais que contam com a infraestrutura necessária para viabilização das áreas de estudo. “Segundo o Sebrae, negócios digitais, beleza e cosméticos, customização e alimentação saudável, são quatro das seis áreas melhores para empreender em 2017, e baseamos os nossos cursos nessas áreas”, destaca Vandinho Leite.

São opções inovadoras e atuais, como técnicas de vídeos para youtuber, marketing digital para vendas, desenvolvimento de sites, customização de roupas, maquiagem, unhas decorativas, moda íntima, preparação de saladas, confeitaria, preparação de salgados, panificação, doces finos para festas, entre outros.

Nesta primeira semana, serão lançados 10 cursos Online para todo o Estado e 16 cursos para moradores da Serra. Nos próximos meses, serão ofertados mais 40 novos cursos Online, totalizando 30 mil vagas para essa modalidade. Os cursos serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti.

Inscrições

As inscrições para os cursos Online e município da Serra estão abertas, a partir desta terça (09) até dia 21 de maio, no site do OportunidadES (www.oportunidades.es.gov.br). O resultado será divulgado a partir do dia 24 de maio. A escola onde os cursos serão desenvolvidos é a EEFM Hilda Miranda Nascimento, no bairro Porto Canoa, com a oferta de 530 vagas.

Para participar das ofertas basta ter 16 anos ou mais e residir no município onde o curso presencial escolhido será realizado. Os cursos Online são para todas as regiões do estado.

Confira a tabela para saber informações sobre os cursos presenciais na Grande Vitória.

Tabela de cursos e vagas