Carnaval 2016: blocos, samba, marchinhas e matinês animam a cidade

jan 21, 2016

A Prefeitura da capital liberou parte da programação do carnaval de rua deste ano e deve se concentrar no centro da cidade. A programação dos quatro dias de folia – 6, 7, 8 e 9 de fevereiro – conta com blocos de rua, shows de samba, marchinhas e pagode, as tradicionais matinês, que acontecem no Parque Moscoso e nos bairros São Pedro e Goiabeiras, além dos blocos.
Matinês
As famílias e as crianças encontrarão diversão, brincadeira e música nas matinês. As apresentações acontecem no sábado (6), na praça Três de Maio, em Goiabeiras; no domingo (7), na praça Dom João Batista, em São Pedro, e segunda (8) e terça (9), no Parque Moscoso, no Centro. As matinês terão início sempre a partir das 15 horas.
Praça Costa Pereira
Samba, marchinha, pagode, frevo, entre outros gêneros musicais, vão dar o tom da folia no Centro Histórico e tornar o Carnaval da cidade mais plural e divertido. A programação de shows se concentra na praça Costa Pereira, sempre a partir das 20 horas, e tem como principal destaque a mistura entre a tradição e os novos nomes.
No sábado (6), quem abre oficialmente a festa é a tradicional Velha Guarda do Samba. Na sequência, o suingue e a descontração do Bloco Bleque vão animar o público.
No domingo (7), o clima de outros carnavais toma conta do Centro. O Xá da Índia não vai deixar ninguém parado, com releituras dançantes de artistas como Moraes Moreira e Gilberto Gil. Trazendo as marchinhas de volta, a Banda Vix promete colocar todo mundo para dançar.
Na segunda-feira (8), o pagode vai animar a folia. Quem abre a festa é o SambADM, que vai tocar músicas do seu repertório, como “O Mundo é Dela”. Logo depois, o Só Moleque não vai deixar a animação cair.
Encerrando a programação, na terça-feira (9), o grupo 522 vai tocar sambas e marchinhas. Já o Derengos leva mais samba, com pitadas de rock, soul e pop, para encerrar a festa com muita alegria.
Rua Sete
No sábado e domingo, também acontecem duas edições especiais de Carnaval, respectivamente, das festas Radiola e Pindorama, organizadas pelo DJ Gustavo Txai, a partir das 19 horas, na rua Sete de Setembro.
Blocos de rua
O aquecimento para a folia começa no dia 4 de fevereiro, com o bloco Nós, Eva e Adão, na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro, a partir das 19 horas. Na sexta-feira (5), também a partir das 19 horas, o bloco Bleque anima o público no bairro Jardim da Penha, na Rua da Lama.

No sábado (6), a criançada vai se divertir com o Regionalzinho da Nair, no Parque Moscoso, às 14 horas. No início da noite, às 18 horas, o bloco Furiosos não vai deixar ninguém parado na Piedade, também no Centro. No domingo (7), o Regional da Nair deve arrastar uma multidão, com concentração na rua Barão de Monjardim seguindo em direção à rua Sete de Setembro.
Na terça-feira (9), a folia começa com o bloco Galinha Preta, a partir das 14 horas, no Centro. Já às 15 horas, na rua Barão de Monjardim, é a vez do bloco Amigos da Onça, que, como sugere o nome, é uma homenagem ao animal que batizou o Parque Gruta da Onça, na rua Barão de Monjardim. A partir das 18 horas, os foliões vão se concentrar na rua Sete de Setembro com o bloco Amarra o Burro, e às 19 horas, com o Arrastando o Papo, em homenagem ao sambista Edson Papo Furado.