Home Notícias do Dia Agricultura sustentável tem linha de crédito especial do Bandes
Agricultura sustentável tem linha de crédito especial do Bandes

Agricultura sustentável tem linha de crédito especial do Bandes

0
0

Os projetos de financiamento voltados à agricultura de baixa emissão de carbono, que aliam investimentos voltados para aumentar a produção de alimentos de forma sustentável e com resultados econômicos, têm financiamento especial do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a busca por esses créditos aumentam a cada dia. No primeiro semestre de 2017, os produtores rurais do Espírito Santo contrataram R$ 3,55 milhões pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

Comparativamente, o valor aprovado este ano no Programa ABC é 64% superior ao mesmo período do ano anterior, quando foram aprovados R$ 2,16 milhões em investimentos que contribuem para a redução de impactos ambientais causados por atividades agropecuárias.

Um dos clientes beneficiados pelo financiamento com objetivo de aumentar a produção em bases sustentáveis foi o engenheiro Alcides Valfre de Marchi, que contratou o recurso para expandir sua área de plantio de eucalipto no município de João Neiva. Alcides destaca que o recurso foi utilizado para aquisição de insumos, pesticidas, maquinário para utilização do terreno e contratação de mão de obra especializada. “Fiz uma pesquisa para identificar uma cultura que eu tivesse um manejo da produção onde pudesse conciliar minha outra atividade profissional, aliado a uma segurança de comercialização no mercado”, informa Alcides pela decisão pelo plantio de eucalipto na área que recebeu de herança familiar.

Com o financiamento, o produtor pode expandir sua área de plantio de seis hectares para os 14 hectares atuais, aumentando a produtividade e consequentemente o retorno para o produtor “Hoje quase que a totalidade da produção é feita com a indústria de celulose”, informa.

Alcides destaca ainda que a alternativa por investir em florestas plantadas é uma boa opção e planeja novos investimentos. “Tenho a ideia de investir mais em silvicultura, com plantio destinado a indústria madeireira e pretendo contar com o Bandes novamente nesta nova etapa”, enfatiza o produtor.

Sensibilização

O Programa ABC é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e também a sensibilização do produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar a produtividade e a renda, mantendo o meio ambiente conservado. As ações do programa ABC estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário e preveem aplicação de recursos em técnicas que garantem eficiência no campo, com balanço positivo entre sequestro e emissão de dióxido de carbono (CO2).

O investimento do Bandes por meio do Programa do Mapa contribui para o desenvolvimento sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Para o setor agropecuário, o desafio é evoluir das práticas convencionais para uma agricultura de baixa emissão de carbono, sem deixar de proporcionar renda aos agricultores e alimentos de qualidade e baratos para a população. “Os produtores rurais têm o Bandes como um aliado para enfrentar esse desafio e elevar a agropecuária para um novo patamar de sustentabilidade”, destaca Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do banco capixaba.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.