Home GVNews Entrevista Água: governo do estado prepara cobrança para garantir preservação de bacias
  Vídeo Anterior Ervas na alimentação ajudam a reduzir o sal
  Próximo Video Procon pesquisa preços de produtos da Semana Santa e Páscoa

Água: governo do estado prepara cobrança para garantir preservação de bacias

0
0

O presidente da Agência Estadual dos Recursos Hídricos (AGERH), Paulo Paim, fala sobre os projetos e problemas gerados pela escassez de água no estado. Fala também sobre a cobrança pelo uso da água. Explica que hoje se paga pelo tratamento e entrega da água nas casas e empresas, mas que será preciso pagar também para garantir os investimentos necessários à continuidade do fornecimento do produto.

SOS Mata Atlântica

Um levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica revelou que a qualidade da água de rios, córregos e lagos do Brasil foi classificada como ruim ou péssima em 36,3% dos pontos de coleta avaliados. A classificação foi regular em 59,2% das amostras e boa em apenas 4,5% delas.

O estudo analisou amostras de água coletadas em 289 pontos de 183 rios, córregos e lagos distribuídos em 76 municípios de 11 estados brasileiros. As coletas foram feitas entre março de 2015 e fevereiro de 2016.

Um comparativo feito pela fundação levando em conta 125 pontos avaliados tanto no intervalo de 2014-2015 quanto no de 2015-2016 mostram que a porcentagem de locais com água de boa qualidade se manteve estável, a de locais com água de qualidade regular diminuiu e a de locais com água de qualidade ruim ou péssima aumentou.