Alunos da rede público poderão se preparar para Enem em cursos especiais nas escolas e on line

maio 6, 2017

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou nesta sexta que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual poderão se preparar para o Enem com aulas presenciais e pela internet.  Por meio do ensino híbrido (presencial e online), será oferecido suporte aos concluintes do Ensino Médio, ampliando suas condições de estudo, propiciando ao estudante que, habitualmente, já utiliza conteúdos digitais e ambiente virtual estruturado, a oportunidade de obtenção de um melhor resultado na prova do Enem.

“Temos a maior participação no Enem do país. Uma média de 85% dos estudantes da rede estadual capixaba realiza a prova todos os anos. Desde ano passado estamos com a nova metodologia híbrida, facilitando o acesso dos estudantes a conteúdos e simulados. Queremos motivar os nossos estudantes a cada vez mais participarem do Enem, seguirem com os estudos e continuar a formação após o Ensino Médio”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para o apoio presencial, serão ofertadas 2 mil vagas, em 40 polos, distribuídos em 29 municípios do Estado. Os estudantes serão selecionados mediantes as notas apresentadas em matemática e português no ano anterior, conforme número de vagas disponíveis para o polo desejado. O processo seletivo será regulamentado por edital específico que será divulgado nas próximas semanas. Para se inscrever, o estudante deverá acessar o site da Sedu – www.educacao.es.gov.br – e portar o número de CPF.

As aulas presenciais serão dividas em duas etapas: inicialmente com aulas de Matemática e Redação e, a partir do segundo semestre, também serão contempladas as outras áreas do conhecimento. Também, estão previstos Aulões destinados aos cursistas e para os demais estudantes concluintes do Ensino Médio.

Serão contratados professores da rede estadual de ensino, e também de fora, com experiência em curso preparatório para Enem/Vestibulares para atuarem nos polos selecionados. Os profissionais serão credenciados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), por meio de edital próprio.

Os 29 municípios onde terão os polos presenciais são: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, São Domingos do Norte, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Já o Pré-Enem Online irá permitir que os estudantes tenham acesso a um ambiente virtual de aprendizagem em uma plataforma adaptativa composta por conteúdos digitais em todas as áreas de conhecimento. Para isso, todos os estudantes do Ensino Médio podem se inscrever para o curso online que será disponibilizado no Portal de Cursos do Programa Sedu Digit@l. O acesso é gratuito e funcionará 24 horas por dia. A partir desta segunda (08), as escolas receberão orientações de como cadastrar seus estudantes para que todos tenham acesso.

Por meio da plataforma, os estudantes poderão fazer simulados virtuais e estudar os conteúdos com questões baseadas nas últimas provas do Enem e principais vestibulares. O curso preparatório é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos alunos, visando prepará-los para a vida profissional e auxiliar os que desejam continuar os estudos após o término do Ensino Médio.

Outra ferramenta disponível para os estudantes são as videoaulas do site Hora do Enem (http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem). Neste espaço, eles poderão conferir mais de 160 aulas dos demais diversos conteúdos da Matriz Referência do Enem e programas que focam no tema escolha profissional e mercado de trabalho; questões de todas as áreas do conhecimento resolvidas e comentadas por professores especializados no formato de prova anual do exame; vídeo aulas de Redação, onde os professores comentam sobre a estrutura de uma redação e os mais diversos temas possível  de serem abordados.

Feira de cursos e profissões

Uma das novidades para este ano também será a Feira de Cursos e Profissões que está prevista para ser realizada no mês de agosto. O objetivo é orientar o estudante no processo de escolha profissional.

Em parceria com instituições de ensino superior, públicas e privadas, a Sedu promoverá as feiras em quatro polos: Vitória (atenderá municípios das Superintendências Cariacica, Carapina e Vila Velha); Alegre (atenderá municípios das Superintendências Guaçuí, Cachoeiro e Afonso Cláudio; Colatina (atenderá municípios das Superintendências Colatina Linhares e Barra de São Francisco); e São Mateus (atenderá municípios das Superintendências São Mateus e Nova Venécia)