(27) 988820559 gvnewstv@gmail.com

Aplicativos do Governo do Estado e da Prefeitura de Vitória facilitam o dia a dia do cidadão e garantem mais segurança

out 10, 2019

O governo capixaba lançou o 190 ES  e a prefeitura da capital aprimorou o Vitória Online.

O novo aplicativo para celular APP 190 ES, vai funcionar nos locais atendidos pelo Ciodes nas regiões Sul e Metropolitana. A novidade já está disponível para usuários da plataforma Android. Em breve, também será possível baixar em aparelhos com o sistema iOS. O Vitória Online ganhará um novo layout na página inicial, que permitirá que o menu de serviços apareça em toda tela, dando mais agilidade no seu uso, pois o usuário encontrará mais fácil e rapidamente o conteúdo que deseja acessar.

APP 190 ES

O APP 190 ES será mais um canal de comunicação com as forças de segurança, aumentando a eficiência nos acionamentos ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). A ideia principal é aumentar a eficiência no envio de viaturas para atender ao cidadão.

“Muitas vezes as pessoas que sofrem ou presenciam uma violência estão muito nervosas e assustadas. E quando ligam para o 190, não sabem a rua ou o bairro em que estão. Quem baixar o aplicativo e ligar, já vai aparecer o nome da pessoa e a localização. Isso já vai ajudar no despacho do atendente. Esse aplicativo facilita a vida de quem necessita do atendimento da Polícia Militar. Estamos levando mais efetividade ao trabalho dos nossos militares. Ao saber com exatidão a localização, a PM chega com muito mais rapidez e consequentemente tem mais eficiência a ação”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante o lançamento nesta quinta (10).

Além da facilidade para chamar ajuda, com apenas dois toques na tela, o usuário não precisa informar a sua localização. Por meio da leitura do sistema de GPS, o endereço da solicitação já é repassado ao call center do Ciodes automaticamente, o que melhora o tempo de resposta dos recursos de segurança.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou que esse novo dispositivo faz parte do investimento em tecnologia solicitado pelo governador, desde que assumiu a gestão em janeiro, e o objetivo é melhorar a eficiência policial dia a dia.

 “Nosso projeto de modernização tecnológica não vai parar aqui. É uma entrega importante, que sempre foi um desejo do nosso governador, e mesmo em um momento de dificuldade financeira, a gente está realizando investimentos. É um aplicativo que busca melhorar e agilizar o atendimento ao cidadão”, afirmou Sá.

Inicialmente, o aplicativo se limita à realização de ligações, porém, deve contar futuramente com outros serviços, como o acesso aos boletins de ocorrência registrados nas delegacias, por exemplo.

Confira abaixo a lista dos municípios contemplados:

Região Metropolitana

Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha, Viana e Vitória.

Região Sul

Cachoeiro de Itapemirim (distrito: Itaoca Pedra), Atílio Vivácqua, Castelo, Itapemirim (distritos: Itaoca Praia e Itaipava), Marataízes (distrito: Barra), Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Muqui, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Anchieta, Piúma e Iconha.

Vitória Online

Os 41.494 usuários do aplicativo Vitória Online, que concentra os serviços públicos municipais virtuais, vão ter três novidades nos próximos dias.

Novo layout

O app ganhará um novo layout na página inicial, que permitirá que o menu de serviços apareça em toda tela, dando mais agilidade no seu uso, pois o usuário encontrará mais fácil e rapidamente o conteúdo que deseja acessar.

Ponto Vitória

Outra novidade é o Ponto Vitória, sistema que permite a consulta, em tempo real, das linhas de ônibus do sistema de transporte público municipal e tempo de chegada nos pontos. Além de nova repaginação, terá mais informações, como o número do veículo, por exemplo, e a linha. Ele também informará os ônibus que são acessíveis para cadeirantes.

Notificações

Outro atrativo é o envio de notificações em tempo real dos chamados feitos no 156 Online, a partir do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário. Assim será possível acompanhar a solução do problema registrado e o fechamento do chamado.

“Aprimoramos o Vitória Online, que é um sucesso na cidade. Com essas novidades, faremos que a navegação seja mais rápida e mais agradável ao usuário. Esse processo de melhoria é permanente, porque buscamos tornar a cidade cada vez mais inteligente e humana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos.

Aplicativo

O aplicativo Vitória Online está disponível para os sistemas iOS e Android e é leve. Para baixar, basta entrar na loja virtual do seu celular e baixar gratuitamente.

Ele possui informações históricas e turísticas, permite o agendamento de consultas médicas, o acompanhamento da vida escolar dos alunos da rede municipal, o agendamento para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e dados do Vitória de Bike (com mapas das ciclovias, ciclorrotas e paraciclos).

“Nós trabalhamos para que o aplicativo tenha os mais variados serviços que facilitem a vida da população. O número de 170 mil downloads é sinal de que as pessoas estão se utilizando dessa ferramenta tão importante para os munícipes”, disse Passos.