Home Artes na Cidade Aprenda patchwork com Jô Cunha
Aprenda patchwork com Jô Cunha
0

Aprenda patchwork com Jô Cunha

0

Aprenda patchwork de uma maneira fácil e bem explicada.
A artesã Jô Cunha da Quiltando Paninhos nos ensina a fazer um pegador de panela em forma de maça. De modo simples e fácil, mesmo para quem nunca costurou.

O Patchwork é feito com vários pedaços de tecidos emendados. Normalmente é a parte de cima de um acolchoado.

O patchwork e o quilt são trabalhos manuais muito antigos. As primeiras evidências desse tipo de trabalho são de 3400 A.C.

No Egito antigo, os faraós já utilizavam roupas feitas de sobras de tecidos, para serem usadas sob as armaduras de ferro e colchas. Na idade média, o patchwork e o quilt se espalharam pela Europa – Inglaterra, Itália, França e Alemanha . Eram utilizados em faixas, bandeiras, panôs e coletes de guerra.

No século XVIII ou XIX, foi levado para a América do Norte e foram criados estilos diferentes em cada região. Iniciou-se assim uma troca de padrões e esta arte tornou-se um fazer comunitário com encontros sociais, onde as mulheres se reuniam para trabalharem juntas partilhando, assim, os problemas, as criações e participando da formação de muitas gerações. Às vezes elas contavam, por meio de aplicações e desenhos, histórias sobre a sua infância; retratavam um encanto ou uma lembrança boa. E, aliado ao quilt – ato de passar a costura entre dois tecidos para formar um volume -, o Patchwork mostrou-se ainda mais especial.

Hoje, o patchwork e o quilt são uma arte aplicada na moda, em casa, e onde mais sua imaginação puder alcançar. Atualmente nos Estados Unidos existem museus e galerias de arte especializadas em patchwork e quilt.