Aumenta número de atingidos pela Chuva no Espírito Santo

nov 15, 2019

Mortes, desalojados e desabrigados, Suspensão no abastecimento de água, BR-262 interditada, barragem ameaçando romper

As fortes chuvas que caem no Espírito Santo desde a terça (12) já deixaram 277 pessoas desalojadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual há registro também de 240 desabrigados, seis feridos e dois óbitos. Vários municípios enfrentam problemas de alagamentos e deslizamento de terra. Ruas estão alagadas e estradas estão interditadas. O Corpo de Bombeiros do estado informou que está com Plano de Emprego em Alerta Máximo. Prefeituras e os bombeiros alertam a população para as chuvas, que devem continuar neste fim de semana.

A prefeitura de Santa Leopoldina decretou situação de emergência no município. O Rio Santa Maria da Vitória aumentou seu nível, deixando ruas alagadas, bem como a rodovia ES-080. Uma família foi vítima de um deslizamento de terra. A mãe e o filho foram resgatados com vida, mas o pai faleceu.

Na manhã desta sexta (15), o corpo de um idoso, que estava desaparecido desde a última terça-feira (12),foi encontrado dentro de uma residência, em situação de alagamento, no bairro Novo Horizonte, em Cariacica, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

No município de Alegre, 119 casas foram atingidas, sendo que 24 pessoas estão desalojadas. O segundo pavimento de uma escola foi interditado, em virtude do telhado ter sido arrancado pelo vendaval. Segundo a prefeitura, não há registro de feridos. Em boletim divulgado hoje, a prefeitura emitiu alerta máximo para novas tempestades no fim de semana.

Em Domingos Martins, 12 casas estão interditadas e 32 pessoas estão desalojadas. Não há feridos nem vítimas fatais no município. No início da manhã de hoje (14) houve um deslizamento de terra na garagem da prefeitura, sem vítimas. O deslizamento carregou uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o estado de emergência será decretado ainda hoje.

Em Cariacica, uma casa desabou. O Corpo de Bombeiros resgatou um homem de 43 anos, com escoriações; uma mulher de 37 anos, com suspeita de fratura no fêmur; e um adolescente de 14 anos, com escoriações leves. Todos foram encaminhados ao hospital. Segundo a prefeitura, o grande volume de chuvas iniciadas na última terça-feira (12) passou dos 115mm até o momento. A média na cidade para o mês de novembro é de 165mm.

Em Vitória, seis imóveis foram interditados por risco de desabamento. Dezessete pessoas estão desalojadas, hospedadas em casas de parentes. A Defesa Civil local monitora as áreas de risco, verificando a possibilidade de movimentação de solo. Vitória tem 25 áreas de risco, que englobam 6,6 mil pessoas, nos bairros Morro do Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha.

As fortes chuvas dos últimos dias também provocaram estragos em Marechal Floriano. Até o momento são 24 pessoas desalojadas e 20 pontos de desabamento. Além disso, várias ruas estão alagadas e quase todas as estradas do interior do município foram bloqueadas. A prefeitura da cidade emitiu um alerta preventivo, pedindo para que os moradores próximos ao Córrego Batatal, pois existe risco de rompimento de uma barragem localizada no bairro Quinta dos Lagos. A prefeitura do município alerta a população para a continuação das chuvas neste fim de semana.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atualizou na manhã desta sexta (15) os dados sobre a chuva no estado. Os maiores acumulados de chuva em milímetros nas últimas 24 horas foram registrados em:

DOMINGOS MARTINS 208.17

SANTA LEOPOLDINA 177.41

ANCHIETA 174.4

VIANA 167.6

PIÚMA 163.8.2

CARIACICA 151.97

ALFREDO CHAVES 128.8

VITÓRIA 110.63

COLATINA 108.13

PRESIDENTE KENNEDY 103.8

MARECHAL FLORIANO 102

VILA VELHA 93.46

FUNDÃO 93.4

VITÓRIA 90.75

RIO NOVO DO SUL 75

ITAPEMIRIM 60.75

IBIRAÇU 55.48

SÃO ROQUE DO CANAÃ 55.14

JOÃO NEIVA 54.89

ARACRUZ 52.7

PONTO BELO 45.4

SANTA MARIA DE JETIBA 44.7

RIO BANANAL 43.8

Os demais municípios registraram acumulados inferiores a 40mm.

BR-262

De acordo com informações do Governo do Estado, a BR-262, que liga o Espírito Santo a Minas Gerais deve ser liberada ainda nesta sexta (15). Equipes do Denit  e das prefeituras de Domingos Martins, Marechal Floriano e Viana trabalham para liberar a pista que está completamente interditada.

Água

Abastecimento é suspenso para bairros de Vitória, Serra e Fundão nesta sexta-feira (15)

Devido à alta turbidez (barro) na água do Rio Santa Maria da Vitória, provocada pelas chuvas dos últimos dias, a Cesan precisou interromper o abastecimento de água nesta sexta (15) para bairros de Vitória, Serra e Fundão.

O abastecimento será normalizado assim que a água do rio oferecer condições de tratamento. A Cesan recomenda à população que reduza o consumo e evite o desperdício. Atendimento ao cliente pelo telefone 115.

Confira a lista de bairros:

VITÓRIA

Antônio Honório

Boa Vista

Goiabeiras

Jabour

Jardim Camburi

Jardim da Penha

Maria Ortiz

Mata da Praia

Morada de Camburi

Pontal de Camburi

República

Segurança do Lar

Solon Borges

SERRA

Alterosas

André Carloni

Balneário Carapebus

Barcelona

Bicanga

Boa Vista I

Boa Vista II

Boulevard Lagoa

Camará

Cantinho do Céu

Carapina Grande

Castelândia

Central Carapina

Chácara Parreiral

Cidade Continental

Civit I

Civit II

Colina Laranjeiras

Conjunto Carapina I

Conjunto Jacaraípe

Costa Azul

Costa Dourada

Costabela

Das Laranjeiras

De Fátima

Diamantina

Direção

Eldorado

Enseada das Garças

Enseada Jacaraípe

Estância Monazítica

Eurico Sales

Feu Rosa

Guaraciaba

Hélio Ferraz

Jardim Atlântico

Jardim Carapina

Jardim Limoeiro

Jardim Tropical

José de Anchieta

Jose de Anchieta II

Jose de Anchieta III

Lagoa de Carapebus

Lagoa de Jacaraípe

Laranjeiras Velha

Manguinhos

Manoel Plaza

Marbella

Maringá

Mata da Serra

Mirante da Praia

Morada Laranjeiras

Nova Almeida

Nova Zelândia

Novo Horizonte

Novo Porto Canoa

Ourimar

Parque das Gaivotas

Parque Jacaraípe

Parque Residencial Laranjeiras

Parque Residencial Nova Almeida

Parque Residencial Tubarão

Parque Santa Fé

Planalto de Carapina

Planície da Serra

Polo Industrial Tubarão

Portal de Jacaraípe

Porto Canoa

Porto Dourado

Praia da Baleia

Praia de Capuba

Praia de Carapebus

Praia Grande

Praiamar

Reis Magos

Residencial Jacaraípe

Residencial Vista do Mestre

Rio Preto

Rosário de Fátima

Santa Luzia

Santa Rita de Cassia

São Diogo I

São Diogo II

São Francisco

São Geraldo

São João

São Patrício

São Pedro

Serra Dourada I

Serra Dourada II

Serra Dourada III

Serramar

Solar de Anchieta

Taquara I

Taquara II

Valparaíso

Vila Nova de Colares

Vila Tongo

FUNDÃO

Costa Azul

Direção

Enseada das Garças

Mirante da Praia

Praia Grande

Vila Tongo