Bandes: Nossocrédito capacita novos agentes

out 17, 2015

bandes

Vinte municípios do Estado contam com 25 novos agentes de crédito prontos para começar a atuar nas unidades do Programa Nossocrédito. Eles concluíram o Programa de Formação de Agentes de Crédito (Profac), promovido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). De acordo com o diretor de Crédito e Fomento do banco, Everaldo Colodetti, esses agentes recém-formados ganham um papel relevante no desenvolvimento do Estado.
“O crescimento do Nossocrédito é consequência desse trabalho, da busca constante por novas soluções, que nos leva a resultados melhores, ano após ano. Além disso, não se pode deixar de destacar o papel dos agentes de crédito. Eles têm participação especial na construção desses resultados. Temos um desafio enorme, mas tivemos uma base forte e podemos nos reinventar e atender às demandas do momento”, destacou o diretor.
Hoje, com mais de 74 mil clientes, 124 mil contratos e R$ 545 milhões financiados, o Nossocrédito é uma modalidade de crédito consolidada entre micro e pequenos empreendedores formais e informais, com financiamentos de até R$ 20 mil, com taxas de juros de até 1,55% ao mês. O Nossocrédito funciona por meio de uma parceria entre Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES.
O agente de crédito
As duas edições do Profac neste ano formaram agentes para atuar em Anchieta, Aracruz, Boa Esperança, Cariacica, Ecoporanga, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Governador Lindenberg, Guarapari, Ponto Belo, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Vila Valério e Vitória.
Os agentes de crédito são a base do Programa Nossocrédito. Para que o Programa alcance o desempenho e os objetivos desejados, além do trabalho de cada parceiro, a atuação do agente de crédito é fundamental.
É ele quem faz o primeiro contato com o cliente e levanta todos os dados necessários para uma análise detalhada da viabilidade de concessão do crédito. Depois de feito o levantamento socioeconômico, o agente emite um parecer técnico, apresentado e discutido no Comitê de Crédito local.
Após a liberação do financiamento, o agente ainda mantém um acompanhamento pós-crédito dos tomadores, o que aumenta ainda mais sua importância. Por isso, a tarefa requer muita preparação. Todos os agentes passam pelo Profac e pelas reciclagens periódicas, dois treinamentos rigorosos, realizados pelo Bandes.
No Profac, o desenvolvimento técnico e comportamental necessário para a atuação profissional do futuro agente é estimulado. Assim, o treinamento proporciona aos participantes oportunidades de vivenciar situações que permitam a fixação e a internalização dos conteúdos necessários para uma formação consistente. Nas reciclagens, as práticas e metodologias adotadas nas unidades do Programa são debatidas e melhoradas.
O trabalho dos agentes de crédito completa a rede do Nossocrédito, que desde 2003 vem permitindo a realização do sonho de empreendedores de micro e pequenos negócios, formais e informais, de todo o Espírito Santo.