Home Notícias do Dia Bandes quer novos produtos capixabas sendo exportados
Bandes quer novos produtos capixabas sendo exportados

Bandes quer novos produtos capixabas sendo exportados

0

 

porto

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e representantes do setor público e empresários interessados na pauta de exportação trabalham para criar um fórum permanente de articulação de iniciativas públicas e privadas para a promoção comercial do Espírito Santo. O objetivo é aumentar o número de produtos capixabas vendido para o mercado externo e formular um plano de ações para ampliar a exportação.

Para o diretor-presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, a estratégia é fazer uma intervenção convergente dos vários atores envolvidos para aproveitar a janela de exportação que está aberta. “Precisamos de soluções inovadoras e integradas em promoção comercial para a internacionalização das nossas empresas, buscando novos canais de distribuição e o aumento do conhecimento sobre a demanda e a concorrência mundial”, explica o presidente.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (SEAG), Octaciano Neto, é imprescindível que seja construída democraticamente uma política pública para exportação. “Hoje existem iniciativas isoladas de vários setores e empresários. É preciso reunir essas ações para construir uma política eficiente de atuação integrada para promoção das exportações capixabas de modo que aquele que deseja exportar encontre soluções de capacitação, crédito e informações sobre o mercado mundial num mesmo ambiente”, afirma o secretário.

dolar

Na pauta da reunião estava a criação de instrumentos que facilitem a entrada e a permanência dos exportadores no ambiente do comércio global. Entre os critérios discutidos para formulação dessas ferramentas estavam a redução da burocracia, a melhoria da infraestrutura exportadora, o interesse dos setores apoiados pelos projetos e onde estão as oportunidades ainda pouco exploradas pelas empresas capixabas.

Participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), OCB/ES, Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), COOABRIEL, entre outros. A próxima agenda está confirmada para o dia 15 de junho, às 10 horas, novamente na sede do Bandes, e visa à construção de um plano de trabalho para 2015.

Fontes  ASCOM Bandes/ASCOM SEDES

 

WhatsApp chat