Home Mercados & Negócios Cachaça capixaba tem qualidade mas setor enfrenta muitas dificuldades
  Vídeo Anterior M&N: Empreendedores recebem ajuda para gerenciar negócios
  Próximo Video Consultor orienta como cortar despesas para investir e realizar sonhos
0

Cachaça capixaba tem qualidade mas setor enfrenta muitas dificuldades

0

O Espírito Santo produz cachaça de qualidade e tem uma rede de empresários preocupada em manter a tradição produtora do estado. Mas este é um segmento que enfrenta muitas dificuldades, que vão do preconceito à alta carga tributária, passando pela produção clandestina. Nos últimos anos, a crise hídrica veio se juntar à esta gama de problemas . De acordo com o presidente da Associação Capixaba de Produtores de Cachaça de Qualidade, Valdecir Pinto Cezar, o setor está desmotiva por tantos problemas e muitos já desistiram da atividade. O ES já chegou a ter mais de 200 produtores cadastrados, mas hoje não se sabe quantos ainda estão produzindo a bebida e quanto emprego está gerando.

Uma luz no fim do túnel é a possibilidade das empresas produtoras se enquadrarem no Simples a partir de 2018, mas os empresários esperam mais apoio do governo, especialmente o do Espírito Santo. Desejam novas mudas de cana e alívio na carga tributária. O setor, que já realizou um Festival para exibir a cachaça capixaba e pensa retomar o evento, também  deseja apoio do governo na divulgação da qualidade da bebida produzida no estado.

De acordo com informações do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (Cbrc), existem mais de 40 mil produtores de cachaça no Brasil. A atividade gera aproximadamente 600 mil empregos diretos e indiretos e movimenta aproximadamente R$7 bilhões ao ano no mercado.