Cães e gatos disponíveis para adoção em Jardim Camburi

jan 26, 2018

A prefeitura de Vitória realiza uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (27), das 9 às 13 horas, na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi.

Estarão disponíveis para adoção quatro cães adultos e seis filhotes felinos. Para adotar um dos bichinhos, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A adoção também pode ser feita diretamente no CVSA, que fica na Rua São Sebastião, s/nº, Resistência.

Veterinária do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Renata Bessa destacou a importância do ato da adoção. “Ao adotar, a pessoa ajuda a combater o abandono. Alguns estudos comprovam também que a relação entre os animais e o homem é capaz de fortalecer laços familiares, amizade, além de trazer benefícios à saúde tanto física quanto mental”.

Ela completou: “Os animais merecem uma segunda chance de ter uma família e viver com amor, dignidade, companheirismo e, sobretudo, com a retribuição da fidelidade que eles nos doam. Vamos dar às pessoas a oportunidade de se apaixonar por um animal e preencher a casa com um novo amiguinho”.

Critérios

O CVSA recolhe animais que trazem risco à saúde pública, como atropelados, aqueles que manifestam comportamento agressivo e fêmeas no cio.

Todos os animais recolhidos são submetidos a uma avaliação médica veterinária, tratamento, vermifugação, vacinação e, quando maiores de seis meses de idade, são castrados, microchipados e liberados para adoção, após ressocialização.

Hoje, o canil do CVSA conta com 57 animais, sendo que 25 estão aptos para adoção.

Guarda

A equipe do CVSA trabalha de forma a incentivar a guarda responsável, associada ao controle reprodutivo dos animais, ou seja, a esterilização de machos e fêmeas, por meio do serviço de castração animal, como método oficial de controle populacional.

Assim como o CVSA é responsável pela saúde e pelos cuidados dos animais, toda pessoa que tem um cão ou gato também deve assumir esse papel.

“Quando se assume um animal, assume-se toda a responsabilidade por sua alimentação, saúde e bem-estar. O animal deve ser mantido sem acesso livre à rua, para não causar incômodo a outras pessoas ou a outros animais”.