Cães ganham área de lazer em praças da capital

set 16, 2015

 

pracaoA Prefeitura de Vitória vai regulamentar o uso público dos parques urbanos e naturais da capital para que os locais ganhem espaços para cães. Os cachorros contarão com brinquedos específicos, como manilhas, labirintos com estacas de madeira, pneus e obstáculos, garantindo o conforto dos animais. A praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, será o primeiro local a receber esse equipamento, que terá, em 362 metros quadrados, maninhas e brinquedos para diversão dos cães. O “pracão”, como a prefeitura está chamando o espaço,  será cercado por um alambrado e terá bancos para que os donos possam acompanhar os seus animais com mais conforto.

“Estamos fazendo uma adaptação nos espaços das praças e parques já existentes. A intervenção nesses espaços será bem simples, como alteração do solo com instalação de saibro, que não permite a proliferação de carrapatos, com base nas observações  dos veterinários da Prefeitura. A ideia é ter um espaço assim em cada uma das nove regiões de Vitória. A praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, será a pioneira”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Projeto

A proposta é de que parte da praça Nilze Mendes, atrás do campo de grama sintética, seja usada pelos moradores com seus animais. O projeto, que já está pronto para ser executado, foi desenvolvido pela equipe de projetos urbanísticos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).

“A criação desses espaços de convivência é importante para o bem-estar dos animais e, principalmente, de seus donos, que terão a oportunidade de se socializar no encontro com outras pessoas. Será uma oportunidade de promover o bem-estar dos cachorros, que é um dever de todos”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.