Cariacica comprou 440 toneladas de alimentos de  agricultores familiares em 2015

nov 20, 2015

frutas-01Entre fevereiro e novembro deste ano o  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquiriu 440.151 mil quilos de alimentos comprados dos produtores rurais e destinados a instituições assistenciais de Cariacica. Dos 250 agricultores cadastrados para este ano, 92%, ou seja, 230 produtores entregaram efetivamente os produtos.

Incentivando a agricultura familiar e a economia do município, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) compreende uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal e a Prefeitura de Cariacica. Neste ano, foram investidos R$ 1.258.915,15.

Em 2015, uma média de 260 famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cariacica, em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, e 15 entidades assistenciais foram beneficiadas pelo programa. A aquisição e repasse dos alimentos acontece duas vezes por mês. Na primeira quinzena atende famílias de quatro CRAS, e na segunda quinzena de instituições.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semapes), Carlos Cesquim, já foi solicitado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome o cadastramento de novos 50 agricultores para a entrega de alimentos. A expectativa para 2016 é aumentar a diversidade de produtos adquiridos no programa como ovos, batata inglesa, filé de tilápia, iogurte e maior variedade de produtos orgânicos e beneficiar 200 famílias por entrega.