Cariacica vacina contra a raiva animal no final de semana

ago 25, 2017

O próximo fim de semana será de campanha de vacinação contra a raiva animal em Cariacica. Aproximadamente 120 postos de vacinação serão montados no município para a imunização dos bichinhos, sábado (26) e domingo (27), das 8h às 17h. No dia 19 de agosto foi realizado o Dia D de vacinação e, até o momento, aproximadamente 6 mil cães e gatos foram imunizados no município.

Com as ações, a expectativa da Vigilância Ambiental é imunizar 40 mil cães e gatos, o que representa 80% da população desses animais na cidade. O morador deve levar o pet ao posto de vacinação mais próximo de sua residência, junto com o cartão de vacina do bicho. Animais agressivos ou de grande porte devem ser levados com guia e focinheira.

Raiva animal
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza por infecções agudas do cérebro. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura ou arranhadura. A orientação é que a partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva todos os anos.

Veja aqui os locais de vacinação no sábado e no domingo.