Carnaval: praias de Vitória estão impróprias para banho

fev 9, 2018

Todos os 26 pontos de balneabilidade da orla de Vitória encontram-se interditados ou impróprios para banho, conforme resultados de análises feitas das amostras das águas coletadas na última segunda (05). Segunda a Prefeitura de Vitória, a causa é a chuva que caiu na Grande Vitória durante mais de uma semana.

Segundo a bióloga Amanda Nogueira, integrante da equipe da Coordenação de Monitoramento Hídrico, Atmosférico e do Solo (CMAHS) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), “é comum o carregamento de esgoto sanitário, lixo e outros detritos, inclusive de outros municípios, em direção às águas litorâneas, onde não existe um sistema separador absoluto de esgotamento sanitário ou quando existem ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem pluvial”.

“Com a perspectiva de tempo firme e com a estiagem prevista para o Carnaval, podemos voltar a ter a situação normalizada rapidamente”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), Luiz Emanuel Zouain.

A Semmam realiza semanalmente os testes de balneabilidade conforme determina a Resolução do CONAMA 274/2000 e informa a população os resultados sempre às quinta-feiras através do site da Prefeitura de Vitória e das placas de balneabilidade distribuídas em toda a orla.