Home Notícias do Dia Casa do Cidadão volta a emitir carteira de trabalho
Casa do Cidadão volta a emitir carteira de trabalho

Casa do Cidadão volta a emitir carteira de trabalho

0

O Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão, em Itararé volta a emitir Carteiras de Trabalho (CTPS) a partir desta terça-feira (8).  O serviço estava suspenso desde o ano passado. Serão distribuídas 40 senhas diárias.

“Como estamos retomando os atendimentos e passamos a operar no novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será preciso realizar alguns testes. Nossa equipe já passou por treinamento e, em breve, nossa expectativa é ampliar o número de atendimentos”, explica a gerente do CIC, Juliana Sardenberg.

Em 2015, o serviço de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) da Casa do Cidadão, em Itararé, ficou suspenso devido à mudança do sistema de emissão do documento pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para se adequar ao novo sistema, a Prefeitura de Vitória precisou abrir licitação para a aquisição de novos equipamentos específicos para emissão dos documentos nos novos moldes.

A carteira é emitida para pessoas com mais de 14 anos e quem quiser tirar a primeira via da carteira vai precisar levar originais ou cópia autenticada da carteira de Identidade; certidão de nascimento ou de casamento (de acordo com o estado civil atual); comprovante de residência e CPF. Para a segunda via, são exigidos os mesmos documentos mais a carteira de trabalho anterior.

Em caso de perda ou roubo da carteira, é preciso ter o Boletim de Ocorrência e extrato do PIS (Caixa Econômica).

O Ministério exige que os documentos apresentados estejam em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Não são aceitos documentos rasgados, com rasuras, etc. Não é aceita a carteira de motorista porque não possui a naturalidade. Os documentos de identificação deverão constar obrigatoriamente: nome, filiação, data de nascimento, município e estado de nascimento, local e data de emissão.

O atendimento na Casa do Cidadão acontece de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas.

WhatsApp chat