Home Notícias do Dia Catedral Metropolitana de Vitória é reaberta
Catedral Metropolitana de Vitória é reaberta

Catedral Metropolitana de Vitória é reaberta

0

catedralA Catedral Metropolitana de Vitória está de cara nova. Passou por uma “plástica” que garante mais beleza, segurança, conforto aos fiéis e mais muitos anos encantando os capixabas e visitantes. O prédio manteve as características originais e a obra seguiu conceitos de sustentabilidade, e eficiência energética.
As obras, iniciadas em 2011, incluíram recuperação de áreas degradadas da Igreja, com destaque para a renovação do telhado e calhas. Em 2013, foram executados a confecção e o retorno dos vitrais do altar, assim como a limpeza e automatização dos sinos. Em 2014, iniciou-se a grande obra de restauro contemplando o resgate histórico dos tons originais do prédio, novas instalações elétricas, implantação de novo sistema de iluminação e restauração de todas as portas.
O trabalho também atendeu às exigências da adequação litúrgica da Catedral, afinal ela é um templo religioso primordialmente. Todos os elementos na parte interna da Igreja e nas fachadas foram recuperados, valorizados e permanecem como conjunto iconográfico, cujo simbolismo convidam o público a admirar e a refletir sobre os mistérios da fé.
Para comemorar a conclusão das obras, uma série de atividades religiosas e festivas foi agendada. Além da missa de consagração do novo altar, também haverá concertos sinfônicos e, no dia 13 de dezembro, está prevista a abertura da Porta Santa em função do Jubileu da Misericórdia, conclamado pelo Papa Francisco, que concedeu aos bispos do mundo inteiro o direito de considerar as catedrais e outras igrejas que julgarem convenientes, como lugares de misericórdia.
A Catedral Metropolitana de Vitória é considerada um dos monumentos mais importantes do Brasil e de extrema relevância histórica, cultural e religiosa para o Espírito Santo.

WhatsApp chat