Catraca alta será testada em novas linhas do Transcol

mar 28, 2017

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) começa a testar, nesta quarta (29) um novo modelo de roleta alta nos ônibus do Sistema Transcol. O equipamento foi elaborado pelo Consórcio Sudoeste, por meio de técnicos da consorciada Unimar e será testado por 60 dias, em 44 veículos, de onze linhas, para averiguar a eficácia e a necessidade de eventuais ajustes.

A instalação de catracas altas, além de combater a evasão de receita, que hoje está na casa dos R$ 100 mil mensais, vai ajudar na segurança de que quem trabalha e usa o transporte coletivo diariamente. A medida também é uma reivindicação dos rodoviários que em seu dia a dia deparam-se com os puladores de roleta e muitas vezes não interferem no ato por receio de represálias.

Entretanto, passageiros reclamam que a roleta dificulta a passagem, especialmente para mulheres com bolsas.

Novo Modelo

Esse novo modelo aprimora o equipamento que já vinha sendo testado desde o final do ano passado. Nas linhas em que a catraca alta foi instalada, foi verificada uma queda de 88% no pulo de roleta. Na linha 715 (Jardim Campo Grande / Terminal Campo Grande), o equipamento foi instalado nos três carros da frota, e permaneceu em teste no período de 27/12/2016 a 24/03/2017. Agora, o equipamento permanece de forma definitiva na linha.

Além da linha 715, a catraca alta foi testada nas linhas 600, 613, 661, 764 e 918.

A Ceturb-GV já solicitou aos consórcios operadores do Sistema Transcol que enviem o cronograma de instalação dos equipamentos. A primeira linha a receber o novo modelo é a 863 (Residencial Jacaraípe / T. Jacaraípe, via Castelândia / Costa Dourada).

Hoje a frota do Transcol conta com 16 modelos de carroceria e cada um deles terá que sofrer adaptações.

A roleta alta já chegou a ser testada no passado e apresentou problemas como a localização do validador, localização de câmeras, dificuldade de transposição de passageiros obesos ou com crianças de colo e com mobilidade reduzida. Desta vez, esses problemas foram corrigidos e o novo layout foi preliminarmente aprovado.

Confira as linhas que vão receber a nova catraca:

672 – Trevo de Setiba / T. Itaparica

661 – T. Itaparica / Praça de Vila Velha – Circular

612 – Parque Residencial Terra Vermelha / T. Itaparica, via Ulisses Guimarães

843 – T. Laranjeiras / T. Carapina, via Jardim Tropical

802 – Divinópolis / T. Laranjeiras, via Centro da Serra

885 – Vila Nova de Colares / T. Jacaraípe, via Feu Rosa

907 – Nova Bethânia / T. Campo Grande, via Rod. Centro Sul

716 – Padre Gabriel/ T. Campo Grande via Campo Novo/ Nova Palestina

731 – T. Campo Grande/ T. Jardim América via Vale Esperança

863 – Residencial Jacaraípe/ T. Jacaraípe via Castelândia/ Costa Dourada

728 – Nova Rosa da Penha/ T. Campo Grande via Ceasa