Celular ajuda a acompanhar a vida escolar dos filhos

set 2, 2015

celular edu 03A Secretaria Estadual de Educação vai lançar um aplicativo para permitir que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos através do celular. O aplicativo dará informações aos pais e responsáveis sobre presença ou ausência do estudante, nota, pedido de saída antecipada da escola, entre outros. Batizado de Educação na palma da mão, o programa começa a ser implantando na próxima semana.

“Nosso objetivo é desenvolver um instrumento para que as famílias possam acompanhar a vida escolar dos alunos de forma mais fácil. O aplicativo educacional irá auxiliar a comunicação entre pais/responsáveis, estudantes e equipe escolar, estimulando assim a participação das famílias junto às escolas”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para iniciar, o aplicativo será utilizado pelos pais e responsáveis do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro – Escola Viva São Pedro, e também de outra escola da rede estadual, em tempo parcial, que ainda será definida. Aproximadamente 1.500 famílias serão beneficiadas, inicialmente, com a ferramenta.

A implantação começará na próxima semana, onde uma das empresas selecionadas para executar o aplicativo farão uma visita às duas escolas para dar orientações de como acessar o sistema.

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Renzo Colnago, “uma empresa capixaba irá iniciar a experiência por 12 meses. A iniciativa é uma das ações do programa “ES na Palma da Mão” e traz soluções já existentes no mercado para dentro do serviço público, considerando a inovação no setor. Estamos buscando soluções validadas para que possamos trazer inovação de forma sustentada para o Governo. O uso do aplicativo começará com duas escolas e o teste realizado nesses meses dará maturidade para a implantação em toda da rede estadual de ensino”.

Para Haroldo, estamos dando um passo importante e inovador para criar um ambiente de interação. “Reconhecemos que o mercado tem boas soluções para a integração das famílias com as escolas. Vamos usar a tecnologia para aproximar as relações, para que esse seja um elo de estímulo para que a juventude aprenda mais e melhor”.