Home Notícias do Dia Cesan começa captação de água dos Reis Magos para abastecimento da Grande Vitória
Cesan começa captação de água dos Reis Magos para abastecimento da Grande Vitória

Cesan começa captação de água dos Reis Magos para abastecimento da Grande Vitória

0
0

O processo de captação de água no Sistema de Abastecimento Reis Magos começou nesta quinta (18). Este processo consiste em intervenções para abertura do Canal de Captação com o Rio Reis Magos, no município da Serra, seguido das etapas de testes da estação.

O canal – que possui 500m de extensão a céu aberto revestido em concreto – será aberto para direcionar o fluxo de água do rio até a Estação Elevatória de Água Bruta.

O diretor-presidente da Cesan, Pablo Andreão, ressaltou a importância da obra. “Não foram medidos esforços para sua execução, sendo que o sistema entra agora em início de testes para operação”, afirmou.  O objetivo sempre foi que Reis Magos estivesse operando no ano de 2017.

A abertura do canal de captação com o rio Reis Magos ocorre para a equalização do fluxo de água. Após a estabilização do nível d’água, será realizada a limpeza do material carreado do rio, a fim de garantir condição para partida das bombas da estação elevatória, que é a próxima etapa do processo de colocação do sistema em operação.

O Sistema Reis Magos consiste na captação de água no rio, adutora e elevatória de água bruta, estação de tratamento, reservatório de cinco milhões de litros, elevatória e adutora de água tratada de 15 quilômetros, com diâmetro de 700 milímetros, que alimentará o reservatório localizado em Serra Sede, tudo já interligado.

O novo sistema tem importância fundamental para a segurança hídrica da Grande Vitória, pois vai reforçar o abastecimento do município de Serra com uma produção inicial de 500 litros de água por segundo. Vale ressaltar que a obra, inicialmente, estava prevista para 2020 no Plano Diretor de Água da Cesan.

“Na sequência será realizada a partida e comissionamento das unidades de bombeamento que irão permitir a realização dos testes de estanqueidade da Estação de Tratamento e do Reservatório. Após estes testes, será iniciado o período de pré-operação com o bombeamento da água no sentido do Reservatório de Serra Sede para lavagem e testes dos 15 km de adutora de água tratada”, afirma o gestor Luiz Cláudio Rodrigues, gerente da Região Metropolitana Norte da Cesan.

Para Joelma Gregório, líder comunitária de Putiri, o sentimento é prazeroso, pois saber que teremos água limpa, pra usar no dia a dia, é um sonho realizado, “como acabei de falar com o governador em exercício, César Colnago. É tudo que a comunidade precisava, pois Putiri tem tudo, tem escola, tem unidade de saúde, e só precisávamos do principal, que é a água! Agora, o principal a gente tem! Graças a Deus e ao nosso governador, que nos trouxe este benefício”, ressaltou.

O investimento soma R$ 70 milhões e vai beneficiar diretamente 150 mil pessoas e indiretamente 700 mil, considerando que diminuirá a sobrecarga sobre o Sistema Santa Maria da Vitória. O sistema beneficiará a região de Serra Sede e entorno, com influência inclusive na região do Civit.

Esse investimento, que teve financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está conectado com um conjunto de ações e medidas desenvolvidas pelo Governo do Estado na busca por soluções e alternativas para otimização, preservação e aumento de produção dos recursos hídricos, conferindo melhor segurança hídrica para a Grande Vitória.