Home Notícias do Dia Cesan lança livro que comemora os 50 anos da empresa
Cesan lança livro que comemora os 50 anos da empresa

Cesan lança livro que comemora os 50 anos da empresa

0
0

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) completou 50 anos e para homenagear os funcionários  lançou o livro “50 anos Cesan. Juntos construímos essa história”, de autoria do engenheiro civil, especialista em engenharia sanitária, saúde pública e segurança do trabalho Celso Luiz Caus, que atuou 37 anos na empresa.

“O lançamento do livro é uma forma de marcar, fortemente, meio século da empresa, reconhecendo as pessoas que, ao longo da história da empresa, se dedicaram à sociedade capixaba, a nossos clientes e deram sua contribuição para essa parte da história no Estado”, afirmou o presidente da Cesan, Pablo Andreão.

O autor do livro, Celso Caus, afirma que a publicação é um reconhecimento a quem contribuiu nos processos de criação e consolidação da Cesan. “A Cesan se faz das pessoas que a fazem, na verdade. Ela não é seu conjunto de prédios, seu espaço físico. É uma forma de marcar, fortemente, meio século da empresa, é reconhecer o trabalho dos empregados que estão na ativa e das pessoas que ao longo da história da instituição, deram sua contribuição para essa parte da história.”

Na primeira parte do livro é descrita a criação do Departamento de Água e Esgoto que antecedeu a Cesan. Algumas obras são destaque, como a Estação de Tratamento de Água Cobi, a primeira Estação de Tratamento de Água de Água de Vitória, Vila Velha, e o reservatório Santa Lúcia.

Na segunda parte, Do Tempo da Cesan, o autor estruturou a evolução da Companhia em décadas, desde sua criação, a construção das primeiras unidades, construção dos grandes, médios e pequenos sistemas de água e esgotamento sanitário. Por meio de gráficos mostra a evolução de 1967 a 2017, e as metas para os próximos anos, as principais obras em andamento e as previstas. Ainda na segunda parte, destaca a crise hídrica que perdura por quatro anos consecutivos. Também estão presentes na publicação fotos homenageando alguns daqueles que contribuíram com a história da empresa.

A Cesan está presente em 52 dos 78 municípios do Espírito Santo, sendo sete na Região Metropolitana da Grande Vitória e 45 no interior.

“Temos motivos para celebrar essa trajetória bonita na história dos capixabas. Recentemente, acabamos de inaugurar o Sistema Reis Magos que tinha previsão para 2020. Há obra da Cesan em diversas partes do Estado. Estamos presentes em mais de 20 municípios com obras estruturantes, em um momento que diversos Estados do país estão quebrados”, disse o governador Paulo Hartung, lembrando que  “outra intervenção importante será a barragem no Rio Jucu, com mais de 60 metros de altura. Os R$100 milhões necessários já estão reservados nos cofres do Estado. Essa obra irá garantir água para os próximos 30 anos”, finalizou o governador.