Cinemas em Rede exibe “Urutau”

set 14, 2016

O projeto Cinemas  em Rede exibe, nesta quinta (15), em oito salas pelo país, o longa-metragem “Urutau”, do cineasta carioca Bernardo Cancella. O filme conta a história de Fernando, um adolescente tímido e solitário que vive desde a infância confinado em um pequeno quarto na casa de Josias. Em uma data de comemoração, os personagens são levados a situações extremas.

Urutau é um projeto autoral e independente que levou mais de dois anos para ser executado, sem qualquer apoio ou patrocínio. Todos os recursos investidos foram do próprio diretor. Para Cancella, ao utilizar poucos atores e uma única locação, Urutau emprega uma estética minimalista. “Trazemos à tona a discussão acerca da pedofilia, analisando a relação entre o abusador e a vítima, bem como a complexidade do comportamento humano”, afirma.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. A sessão de 15 de setembro integra oito cinemas parceiros: Cine Vila Rica (Ufop); Cine Aruanda (UFPB); Cine Arte UFF; Cine UFPel; CineUFSCar; Cine Metrópolis (Ufes); Cinema da UFBA e Cinemateca Brasileira.

RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Serviço: Exibição do filme “Urutau”

Data: 15 de setembro

Horário: 19h