Congresso reúne artesãos capixabas

maio 29, 2017

Mais de 200 artesãos capixabas participaram, na tarde desta segunda (29), do 3º Congresso Estadual de Artesãos do Espírito Santo. O evento, coordenado pela Federação de Artesãos do Espírito Santo (Feartes), contou com o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e selecionou 30 artesãos para participarem do 8º Congresso dos Trabalhadores Artesãos.

Durante o evento, os artesãos discutiram a Consulta Pública sobre o Artesanato Brasileiro, aposentadoria e previdência diferenciada para a categoria, necessidade de ampliação dos pontos de venda, entre outros temas.

Além do vice-governador César Colnago e do secretário da Setades, Carlos Casteglione, estiveram presentes a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves; o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio  Vieira, e o diretor do Senac-ES, Dionísio Corteletti, bem como representantes da classe, associações e artesãos individuais.

O vice-governador parabenizou a Federação de Artesãos pela realização do Congresso e a mobilização dos profissionais. “O artesanato traduz em arte tudo o que está na nossa cultura e em nossa história. O artesão cria a partir do seu sentimento, por isso cada obra é tão singular. O Governo do Estado vai continuar apoiando as ações voltadas para o fortalecimento do setor, entendemos a sua importância, sobretudo neste momento de crise econômica em que muitas famílias se sustentam com essa atividade.”

O secretário Carlos Casteglione lembrou das iniciativas do Governo pela categoria. “Além do apoio à participação em Feiras, estamos trabalhando por novas vitrines. Em breve entregaremos a loja de Artesanato Capixaba no Horto Mercado, que permitirá a participação de artesãos individuais e associações. Além disso, estamos trabalhando em um projeto de comércio online, onde todos os artesãos cadastrados e interessados poderão divulgar e comercializar suas peças. São medidas que aos poucos tomam forma para garantir melhores condições de trabalho e reconhecimento aos nossos artesãos e que dão mais visibilidade ao artesanato capixaba”

O presidente da Feartes, Rodrigo Coelho, citou a importância da união da categoria, por meio de associações e da Federação. “O Espírito Santo é uma vitrine pela organização que conquistamos ao longo dos anos, entre os próprios artesãos e nas relações com o Governo e com parlamentares. Além disso, somos referência pela qualidade do nosso trabalho. Esse congresso é mais um movimento pelo fortalecimento e direitos, juntando forças para garantir mais conquistas aos artesãos.”

Para a artesã Giovana Rocha, a união da classe conquista garantias como a aposentadoria e o reconhecimento da profissão. “O reconhecimento acontece por meio das oportunidades de qualificação e exposição no mercado. Pela quarta vez eu fui eleita como uma das cem melhores unidades de produção artesanal do Brasil e meu trabalho já é exportado. Tudo isso eu devo às capacitações, como as do Sebrae e oportunidades como as Feiras que o Governo nos permite participar.”