Home Noticias Conselho do Patrimônio Cultural de Vila Velha toma posse
Conselho do Patrimônio Cultural de Vila Velha toma posse

Conselho do Patrimônio Cultural de Vila Velha toma posse

0
0

igreja da Barra do JucuO Conselho de Patrimônio Cultural de Vila Velha toma posse hoje às 17 horas, na Igreja do Rosário, na Prainha de Vila Velha. Ele é resultado da nova lei que aprova o Plano Municipal de Cultura que será assinada nesta terça (22) pelo prefeito Rodney Miranda.

O Plano Municipal de Cultura tem por objetivo instituir as políticas necessárias ao município de Vila Velha, centradas em ações que busquem a valorização da cultura local e regional, construindo um elo direto com as Políticas Públicas de Cultura do Governo Federal. A partir deste ponto, faz-se necessário à elaboração e institucionalização de programas e projetos estratégicos em diversas áreas de atuação dos segmentos culturais e da sociedade, concretizando, assim, a relação entre cultura e desenvolvimento.

casa da memória

Conselho de Patrimônio Cultural

O patrimônio cultural de uma cidade é o conjunto das manifestações produzidas socialmente ao longo do tempo no espaço urbano, seja no campo das artes, nos modos de viver, nos ofícios, festas, lugares ou na paisagem da própria cidade, com seus atributos naturais, intangíveis e/ou edificados. As construções, o traçado da cidade, o desenho dos passeios, as praças, o paisagismo, as manifestações culturais, os saberes, celebrações e práticas culturais tornam-se referências simbólicas e afetivas dos cidadãos em relação ao espaço vivido, e constituem a imagem e a identidade de sua cidade. Preservar o patrimônio cultural de uma cidade é manter as marcas de sua história ao longo do tempo e, assim, assegurar a possibilidade da construção dinâmica da identidade e da diversidade cultural da cidade.

O Conselho de  Patrimônio Cultural terá como principal atribuição o tombamento dos bens culturais cuja proteção seja de interesse público, para fins de preservação, pelo seu reconhecimento social no conjunto das tradições passadas e contemporâneas de Vila Velha.