Home Notícias do Dia Crefes utiliza arte para reabilitação de pacientes
Crefes utiliza arte para reabilitação de pacientes
0

Crefes utiliza arte para reabilitação de pacientes

0

Pacientes com lesão cerebral causada por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou que foram afetados por outras doenças neurológicas e estão em tratamento reabilitacional no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) têm a oportunidade de participar de uma oficina de arte-reabilitação.

A oficina acontece em ciclos de 10 encontros e é supervisionada pelas terapeutas ocupacionais Fernanda Vogler e Aline Zuqui. Foram elas que propuseram a utilização da arte-reabilitação no processo de recuperação dos pacientes no Crefes.

Um dos pacientes beneficiados pela oficina é a gerente de escritório de advocacia Yamara Martins, 59 anos. Ela sofreu um AVC em fevereiro, durante o carnaval. A gerente contou que veio passar o feriado com a sobrinha, quando se sentiu mal no sábado. O médico a diagnosticou com AVC e, após a alta hospitalar, ela foi encaminhada para o Crefes, onde começou a fazer tratamento reabilitacional.

Yamara contou que a experiência que teve com a oficina a fez se sentir uma nova pessoa. “Durante meu tratamento, a equipe do Crefes me recomendou a arte-reabilitação. A princípio eu não queria, pois não gosto de artes, mas eles me convenceram a participar e gostei muito. Confeccionamos bandeiras de festa junina, pintamos paletes de madeira e até fizemos uma horta. Estou me sentindo uma nova pessoa”, afirmou a paciente.

A terapeuta ocupacional Fernanda Vogler explicou que a oficina melhora a função manual e a coordenação motora fina dos pacientes, ou seja, a realização de movimentos precisos. “A utilização de materiais de arte como pincéis e lápis de cor, durante as atividades, aprimoram as habilidades do paciente em atividades cotidianas, como o ato de segurar talheres para se alimentar”, detalhou.

Fernanda disse estar surpreendida com os resultados e explica que esse momento com os pacientes não é um processo recreativo e sim uma etapa do processo reabilitacional. “É surpreendente! A oficina, além de ajudar na reabilitação funcional dos pacientes, abrange o convívio social e promove o trabalho em grupo. Os participantes começam a aceitar suas limitações durante o processo, e isso é muito significativo”, declarou a terapeuta.

O Crefes

O Crefes está localizado na Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês, em Vila Velha. É referência estadual na prestação de serviços de reabilitação física tanto para crianças quanto para jovens, adultos e idosos. O local oferece diferentes tipos de atendimento, dentre eles o tratamento ambulatorial, com diversas especialidades, como a terapia ocupacional. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3636-2194 e (27) 3636-2184.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *