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Defensoria Pública reduz espera por atendimento.

Defensoria Pública reduz espera por atendimento.

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A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo conseguiu reduzir o tempo de espera por atendimento na Grande Vitória. Antes do serviço, o cidadão aguardava cerca de um ano para ter uma audiência com um defensor. Agora a espera é de no máximo 30 dias.

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Isso aconteceu graças a implantação do Atendimento Inicial e Solução Extrajudicial de Conflitos o ano passado.
Segundo o coordenador cível, Rodrigo Borgo, o trabalho dos defensores públicos no Atendimento Inicial contribuiu para dar celeridade à atuação da Defensoria Pública. “Com este serviço aumentamos nossa capacidade de atendimento efetivo à população, que tem acesso facilitado a um defensor e mais celeridade na solução do seu problema. Isso porque buscamos resolver as demandas por meio da conciliação”.

A defensora pública, Thaís Possati, explica que sempre que é identificada a possibi lidade de acordo, a Defensoria procura mediar o conflito. “O objetivo é promover o diálogo entre as partes, para que o problema seja solucionado de forma rápida e sem processo judicial. Muitas vezes a solução está na conversa e não na judicialização”.
Casos de divórcio e pensão alimentícia, bem como disputa entre vizinhos, acabam sendo resolvidos sem processo judicial. “Promovemos um acordo entre as parte e, durante a conversa, as pessoas vão tomando consciência dos seus direitos e deveres”, afirma a defensora Samantha Pires.
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O Atendimento Inicial tem capacidade para atender aproximadamente seis mil pessoas por mês e conta com 55 defensores públicos, que atuam em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Os casos mais frequentes são na área da Família, como divórcio, pensão alimentícia, revisão e execução de alimentos.

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