Dengue: 19 mortos em 2016

jun 24, 2016

Dezenove pessoas morreram vítimas da dengue este ano no estado. No total, 48.712 casos da doença foram notificados no Espírito Santo entre os dias 03 de janeiro e 18 de junho deste ano. Destes, 563 são suspeitos da forma grave. Dezoito mortes continuam sendo investigadas para saber se a causa foi a dengue. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 1.239,52.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem registrando queda no número de casos notificados de dengue, e durante quatro semanas seguidas nenhum município apresenta alta incidência da doença. Do total de incidência acumulada das últimas quatro semanas, 96% das cidades capixabas aparecem com baixa incidência
Zika
3.885 casos de infecção pelo zika vírus foram notificados no estado desde o ano passado. O Laboratório Central (Lacen) recebeu 1.429 amostras para análise e, deste total, 154 deram resultado positivo, 833 acusaram negativo e 442 estão em análise. Além dessas amostras, outras 06 estão em análise na Fiocruz, no Rio de Janeiro.
O Lacen analisa, prioritariamente, amostras de gestantes com suspeita de doença exantemática (vermelhidão na pele); de pacientes internados com complicações neurológicas e de pacientes graves, ambos quando apresentarem quadro de doença exantemática prévia ou vigente; investigação de óbito; investigação de microcefalia e bebês de mães que tiveram suspeita de doença exantemática durante a gravidez, além de amostras enviadas por municípios que ainda não têm confirmação laboratorial de zika. Os demais casos são confirmados por clínica epidemiológica, não necessitando de exame laboratorial.
Microcefalia
A Secretaria de Estado da Saúde informa, ainda, que entre 22 de novembro de 2015 e 18 de junho de 2016 foram notificados no Espírito Santo 157 casos de microcefalia em bebês nascidos vivos, natimortos ou em gestação. Destes, 83 permanecem em investigação, 61 foram descartados e 13 foram confirmados para microcefalia.
Todos os casos estão sendo investigados. Vale ressaltar que a microcefalia pode ser causada por diversos agentes infecciosos além do vírus zika, tais como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
Como se prevenir
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos vasos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.