Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais: Sesa realiza testes para detectar a doença

jul 25, 2017

A Secretaria Estadual de Saúde vai realizar testes para detectar hepatite na próxima sexta (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A secretaria vai disponibilizar durante todo o dia 28 testes rápidos para detectar a doença.

Pela manhã, os testes poderão ser realizados na sede da secretaria, na Enseada do Suá, em Vitória. Na parte da tarde, os exames poderão ser feitos na antiga sede da Sesa, em Bento Ferreira, mesmo município.

Os testes podem ser realizados durante todo o ano em qualquer unidade básica de saúde e também nos Centros de Testagem e Aconselhamento em todo Estado.

No Espírito Santo, a estimativa é que pelo menos 1% da população tenha hepatite C, e que entre 2% a 7% da população já tenha entrado em contato com o vírus da hepatite B.

Em 2016, foram notificados 1.172 casos de hepatites virais no Estado. Este ano, até o dia 22 de junho, foram notificados 433 casos da doença.

O infectologista e coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais da Sesa, Marcello Leal, explicou que a hepatite A é transmitida através de água e alimentos contaminados, e que a doença cursa com quadro de dor abdominal, mal-estar, náuseas, vômitos e icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) podendo evoluir nos cenários mais graves com falência aguda da função do fígado e necessidade de transplante desse órgão.

Já as hepatites B e C, segundo o médico, são doenças silenciosas e podem se manifestar apenas anos depois de serem adquiridas, ou seja, a pessoa tem a doença mas não sabe já que ela não apresenta sintomas.

“A persistência da inflamação do fígado causada pelo vírus das hepatites B e C durante anos pode ocasionar progressivamente a substituição das células saudáveis do fígado por um tecido fibroso e resistente e, nas fases mais avançadas da doença, levar ao desenvolvimento de cirrose ou câncer de fígado. Os sintomas mais comuns presentes já na fase avançada da doença são ascite (barriga d’água), inchaço dos membros inferiores, icterícia, vômito com sangue ou evacuação com sangue”, explicou.

No entanto, o médico destacou que com medidas simples é possível prevenir a hepatite A como lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro, lavar os alimentos com água tratada antes de consumi-los, beber água filtrada e cozinhar bem os alimentos. Além disso, as crianças de 12 meses até menores de dois anos de vida (um ano, 11 meses e 29 dias), devem ser vacinadas contra a hepatite A.

Já a hepatite B pode ser contraída durante a relação sexual, mas prevenida com o uso de preservativos. Para evitar as hepatites B e C, o ideal é não compartilhar objetos de uso pessoal como escovas de dente, lâminas de barbear e alicates de unha, assim como seringas e agulhas, e só fazer tatuagens ou colocar piercings com instrumentos esterilizados. Tomar a vacina contra a hepatite B também é um meio de prevenção. Para se proteger da hepatite B, é necessário tomar as 3 doses da vacina.

“Após um quadro de hepatite A, a pessoa adquire imunidade contra esse vírus e está curada da doença. Depois que um indivíduo adulto entra em contato com vírus da hepatite B, existe a chance de 90% de ele adquirir imunidade contra o vírus. Os 10% restantes permanecem com o vírus se multiplicando no fígado e devem fazer acompanhamento médico para constatar se precisam ou não de tratamento. A hepatite B tem controle com medicamentos mas, para a maioria dos casos, não se pode falar em cura. A hepatite C, quando tratada nos indivíduos com critério de tratamento, tem mais de 90% de chance de cura.”

Os tratamentos para a doença podem ser feitos gratuitamente nos Serviços de Atendimento Especializado de IST, Aids e Hepatites.

Serviço

Teste rápido de hepatite na Sesa

– Quando: 28 de julho

– Das 9h às 12h, na Rua Eng. Guilherme José Monjardim Varejão, 225, Ed. Enseada Plaza, Enseada do Suá, Vitória.

– Das 13h às 16h, no prédio da antiga sede da Sesa – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.025, Bento Ferreira, Vitória.

Dados

– A estimativa é que 1% da população do Espírito Santo tenha hepatite C, e de 2% a 7% da população já tenha entrado em contato com o vírus da hepatite B.

– Em 2016, foram notificados 1.172 casos da doença. Neste ano, até o mês de junho, 433 casos de hepatites virais foram notificados.

– As hepatites virais mais comuns no Espírito Santo são os tipos A, B e C.

– Hepatite A é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com o vírus.

– Hepatite B é transmitida por relação sexual, da mãe para o filho durante a gestação e o parto, e por contato com sangue contaminado com o vírus.

– Hepatite C é transmitida pelo contato com sangue contaminado com o vírus.

– Os testes de hepatites B e C podem ser feitos nas unidades básicas de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento distribuídos pelo Estado, durante todo o ano.

– O tratamento das hepatites B e C é gratuito e disponibilizado de acordo com o Protocolo e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde nos Serviços de Atendimento Especializado de IST, AIDS e Hepatites.

Prevenção

– Hepatite A: o indivíduo deve sempre lavar as mãos, antes de comer e depois de usar o banheiro, lavar bem os alimentos com água tratada antes de consumi-los, só beber água tratada, cozinhar bem os alimentos.

– Hepatites B e C: pode ser prevenida por meio do uso de preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de uso pessoal (escovas de dente, lâminas de barbear, alicates de unha, paus de laranjeira) nem seringas e agulhas, só realizar tatuagens e colocar piercings com instrumentos adequadamente esterilizados, tomar as 3 doses de vacina contra a hepatite B.

– Vacinas: As crianças de 12 meses até menores de dois anos de vida (um anos, 11 meses e 29 dias). A vacina contra a hepatite B é aplicada no esquema de 3 doses e pode ser aplicada em qualquer pessoa, inclusive em gestantes.