Dia Mundial sem Carro: incentivo ao uso de bikes e transporte público

set 21, 2017

Moradores de Vitória serão estimulados a deixar seus carros em casa nesta sexta (22), quando é comemorado o Dia Mundial sem Carro. A campanha desafia as pessoas a experimentar, ao menos por um dia, alternativas de mobilidade urbana, como o transporte público, as bicicletas e a caminhada.

O objetivo principal é criar um ambiente mais saudável, além de espaços humanizados. Em diversas cidades do mundo, são desenvolvidas atividades em defesa do meio ambiente e em busca de uma melhor qualidade de vida, além de promover novas alternativas de locomoção de maneira saudável. Vitória também aderiu à iniciativa.

Qualidade

“Neste dia, o objetivo central será estimular a reflexão sobre a real necessidade do uso excessivo do carro. A intenção é que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, nem que seja inicialmente em um só dia. A cidade oferece oportunidades de as pessoas vivenciarem uma outra visão sobre como se locomover, enfim, perceber a cidade em suas várias possibilidades e alternativas”, destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

Reflexão

Atualmente, de acordo com o secretário, alguns dos maiores desafios das grandes cidades ao redor do planeta são o trânsito e o aumento do número de veículos e a necessidade de melhorias no transporte de uso comum.

“O crescimento desnorteado das cidades colabora para o aumento da circulação de veículos e, consequentemente, tem agravado o problema de congestionamento nos grandes centros urbanos. Este dia de mobilização servirá diretamente para uma oportuna e necessária reflexão”, avaliou Hoffmann.

Leonardo Silveira

Estímulo

A Prefeitura de Vitória estimula os servidores a ir de bike para o trabalho todos os dias. Para isso, construiu no Palácio Municipal um bicicletário e transformou dois banheiros em vestiários com chuveiros para os servidores e visitantes.

Além disso, implantou novas ciclovias, como no Porto de Vitória e na Ponte de Camburi, e ciclofaixas, como na rodovia Serafim Derenzi, além de paraciclos em escolas, praias e parques. É possível sair do Bairro de Fátima e seguir até o Tancredão usando as ciclovias e as calçadas compartilhadas.

Outra ação que incentiva o uso da bicicleta é o Bike Vitória, que, em breve, contará com 30 estações e 300 bikes para serem compartilhadas na capital. Atualmente, são 20.