Dia Nacional da Consciência Negra

nov 19, 2016

zumbi-gvnewsO Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20),  terá  lançamento de livro, festival cultural, apresentação de capoeira, Feira Criola, corrida de rua e outras atrações.

Neste sábado (19), a partir das 9 horas, acontece o Festival Cultural “Todos Iguais e tão diferentes”, com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, no Centro. Já às 14 horas, a movimentação será no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), no Centro, com o lançamento do livro “Áurea”, de autoria de Ednéia de Moura, e com a realização do “Kizomba pela Consciência Negra”, com samba de roda, maculelê e capoeira.

No domingo (20), a programação começa cedo, a partir das 7h45, com a realização da 10ª edição da Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial. A expectativa é de que 600 corredores participem da ação, que tem como objetivo chamar a atenção da população para os direitos da população negra e o enfrentamento ao racismo.

Outra atividade que promete agitar o Centro é a Feira Criola e o Encontro de Raízes de Crespos, Cacheados, Enrolados e Afros, a partir das 14 horas, na escadaria Jayme Figueira. A ação, que deverá reunir um público de mais de 500 pessoas, é uma realização do Núcleo Afro Odomodê.

A programação das atividades alusivas ao mês da Consciência Negra prosseguem durante toda a semana, com a realização da I Semana de Arte Moderna da Juventude Negra e AfroAmeríndia. A abertura oficial do evento será nesta segunda (21), às 9 horas, no Mucane.