Estado tem 13 mortos por H1N1

maio 11, 2016

Entre os dias 03 de janeiro e 09 de maio a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa)  386 pessoas foram diagnosticadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Deste total, 64 casos de H1N1 foram confirmados por exames laboratoriais.  13 pessoas morreram por causa da doença e outros 40 casos estão em investigação.

Orientações

Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.

Vacinas

A vacinação contra a gripe H1N1 recomeçou nesta segunda-feira (9) nos postos de saúde da Grande Vitória, depois de ter sido suspensa por falta de vacinas. O estado recebeu um novo lote de 268 mil doses  que foram distribuídas aos municípios.

Estão sendo vacinadas as pessoas dos grupos prioritários: crianças entre 6 meses e menos de 5 anos, doentes crônicos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.

Prevenção

– Lavar sempre as mãos com água e sabão;

– Evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz;

– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.