Home Notícias do Dia Hospital fornece resultado de exames pela internet
Hospital fornece resultado de exames pela internet

Hospital fornece resultado de exames pela internet

0

Pacientes do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha que realizam exames laboratoriais enquanto estiverem internados vão poder ver os resultados pela internet, após receberem alta, utilizando login e senha fornecidos pelo hospital. Os resultados poderão ser acessados inclusive pelo celular.

A oferta desse serviço era uma das entregas esperadas do Projeto Choque de Gestão, iniciado no hospital em agosto do ano passado, e representa o início de uma gestão hospitalar plenamente informatizada.

“O login e a senha vão constar no resumo de alta, que é entregue ao paciente quando ele deixa o hospital. Ao acessar o sistema, ele poderá consultar e imprimir, se for necessário, todos os exames laboratoriais feitos durante o tempo em que esteve internado, sejam de sangue, fezes ou urina. Como estamos a caminho da informatização plena, futuramente o usuário poderá ter acesso também aos resultados dos exames de imagem”, detalha a diretora técnica do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Salete Motta.

Ela explica que, até então, o resultado de exames feitos durante a internação ficavam no prontuário do paciente e ele tinha que solicitar uma cópia quando precisasse. Mas, ter acesso fácil a esses resultados é importante principalmente quando o paciente precisa continuar o tratamento ambulatorialmente. “Às vezes a pessoa precisa apresentar o resultado para o médico que vai dar continuidade ao tratamento após a internação, por exemplo”, esclarece a diretora.

Segundo o subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação, Silvio Machado, o Choque de Gestão compõe a carteira de projetos estruturantes da Secretaria de Estado da Saúde. Ele está sendo desenvolvido primeiro no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria como piloto. “Estamos definindo o que seria o modelo de choque de gestão hospitalar orientado para resultados, e a intenção é replicar esse modelo para os demais hospitais. As primeiras entregas começam a surgir neste primeiro trimestre de 2016 e ao longo do ano vamos produzindo outras entregas nos demais eixos”, informa.

O projeto tem cinco grandes eixos: gestão por resultados, informatização plena, gestão de custos e controladoria, humanização e suprimentos. De acordo com o subsecretário, o eixo informatização plena, do qual provém o serviço de resultados de exames on-line, pretende ampliar duas questões fundamentais: o nível de precisão das informações geradas a partir do sistema informatizado e o nível de usabilidade da ferramenta disponibilizada por todos os profissionais do hospital, de maneira que, ao se fazer uso da ferramenta, melhore-se a eficiência da gestão.

“O objetivo é melhorar a informação para subsidiar a tomada de decisão, agregando valor tanto à informação que é utilizada na assistência ao paciente durante o tratamento hospitalar quanto após a alta. No caso do serviço de resultados de exames on-line, o login e a senha que o paciente vai usar estão vinculados ao seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), e a ideia é que ele possa acompanhar sua história dentro da rede de saúde”, detalha o subsecretário Silvio Machado, informando que a expectativa é replicar o modelo de choque de gestão hospitalar para mais dois hospitais ainda este ano, o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, e o Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica.

WhatsApp chat