Home Vitória Exposição “Eu? Pretx” traz valorização do povo negro no Circuito Cultural
Exposição “Eu? Pretx” traz valorização do povo negro no Circuito Cultural

Exposição “Eu? Pretx” traz valorização do povo negro no Circuito Cultural

0
0

Com uma proposta de valorização da população negra, a abertura da exposição está marcada para este sábado (9), às 14 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Grande São Pedro, em Ilha das Caieiras.

A exposição é um projeto dos diretores de fotografia Patrícia Borges e Stel Miranda, ativistas e moradores da região. “Desenvolvemos esse projeto com o intuito de valorização do povo preto e periférico, levando ação afirmativa e empoderamento e desmistificando o estereótipo do negro periférico como perigoso, marginalizado ou morto”, explicou Patrícia.

Para agitar o lançamento, diversos artistas ligados à luta do povo negro foram convidados, como: Pretaô, Letícia Chaves, Soltos & Prensados, Xavier, DJ Jota, Fenix Rap, Brunu O Chico, Jessica Vago, Carlos Abelhão, Marcéu Rosário e Kris Ellen.

Toda produção é feita em conjunto com o Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), onde também é feito o lançamento da exposição, possibilitando promoção, acesso e pertencimento dos bens culturais aos munícipes e visitantes do espaço.

Pluralidade

Segundo a fotógrafa e organizadora da exposição, Patrícia Borges, para manter a pluralidade na construção estética da obra, não houve seleção de modelos, que se inscreveram voluntariamente para participar das fotos. Um desses modelos é Igor Souza Oliveira, de 23 anos.

Para o modelo, a experiência mais marcante das fotos é a contribuição para a própria autoestima. “Me senti parte de algo que me representa de fato. Acho que essa é a contribuição mais importante dessa construção. Colocar pessoas negras em lugares que as representem como imagem e elevação de traços, que as mostrem numa estética real de quem são, e não numa imagem distorcida e embranquecida”, relatou Igor.

Serviço

Exposição fotográfica “Eu? Pretx”

Abertura: 9 de novembro (sábado) às 14 horas. Fica aberta até 9 de dezembro, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Vinte e Três de Abril, 35, Ilha das Caieiras

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até 9 de dezembro

tags:
WhatsApp chat