Home Notícias do Dia Faixas iluminadas garantem mais segurança para travessia dos pedestres
Faixas iluminadas garantem mais segurança para travessia dos pedestres

Faixas iluminadas garantem mais segurança para travessia dos pedestres

0
0

A Prefeitura de Vitória instalou três novas faixas de pedestres: a faixa iluminada é pintada na cor verde. A sinalização luminosa já está funcionando em frente à Escola da Vida, em São Pedro; em Resistência, na altura da “Curva da Morte”; e em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, em Redenção. O sistema é alimentado por painéis solares conectados entre si por sinal wireless. O tempo de funcionamento é programável, e há mensagem de voz personalizada para alertar quem utiliza as faixas.

Outras duas faixas iluminadas deverão estar instaladas até o final de junho na avenida Marechal Campos (na altura do supermercado Epa) e na avenida Rio Branco (na altura da academia Vitória Sports).

As faixas servem de alerta durante o dia e, principalmente, à noite aos pedestres e aos condutores para avisar que pessoas atravessam a via. A tinta utilizada é antiderrapante.

A cor verde serve para fazer a identificação aos motoristas, já que é uma novidade no município. Os equipamentos emitem um alerta sonoro para o pedestre, que pode acionar o sistema por meio de um botão, e um sinal iluminado para o condutor.

Ele funciona por meio de barras de LED de alta luminosidade que piscam intensamente na cor amarela durante a travessia do pedestre e é acionado por botoeira.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, o sistema é eficiente e ainda preserva o meio ambiente.

Ele explicou que as faixas minimizam a quantidade de acidentes e atropelamentos pois melhoram a percepção dos motoristas numa distância de 300 metros. “Há redução comprovada e significativa nos acidentes por atropelamento onde instaladas. O efeito sobre o comportamento do condutor passa a ser bem mais persistente”, destacou Tyago.

Segundo pesquisas de órgãos oficiais de trânsito, os atropelamentos de pedestres representam cerca de 30% dos acidentes com morte, boa parte em faixas de pedestres.