Fecomércio prevê crescimento de 3,4% nas vendas do Dia das Crianças

out 11, 2017

A expectativa da Fecomércio Espírito Santo para as vendas no mês do Dia das Crianças 2017 é positiva. De acordo com estimativa feita pela entidade o volume de vendas para a data, considerada a quarta mais importante para o comércio, deverá registrar crescimento de cerca de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do nível de consumo das famílias estar baixo e o endividamento das famílias alto, fatores que dificultam o consumo, as crianças não devem deixar de ser presenteadas. Os produtos mais consumidos nessa data serão dos segmentos de roupas e brinquedos. O valor desembolsado para o presente deverá ficar, na média, em torno de R$ 100, permanecendo o mesmo valor gasto nos últimos dois anos.

Interessante observar que os dois itens de maior preferência para presentear as crianças tiveram quedas significativas do nível de preços no ano de 2017. A roupa infantil que em janeiro de 2017 acumulava uma inflação em 12 meses de 9,93% passou a uma inflação acumulada de 2,5% em agosto. Já os brinquedos que em janeiro registravam um acumulado de 6,95%, passaram à uma inflação acumulada em 12 meses de 1,16%. A queda da inflação desses produtos é um fator que deverá contribuir para o crescimento das vendas nessa data.