Home Vitória Feira coletiva de arte e shows movimentam Casa Porto
Feira coletiva de arte e shows movimentam Casa Porto

Feira coletiva de arte e shows movimentam Casa Porto

0

A Casa Porto das Artes Plásticas realiza mais uma edição do Mercado Casa Porto, nesta sexta (13) e neste sábado (14): um espaço voltado para a exposição de peças artísticas de diferentes produtores culturais.

Além da feira, os visitantes vão poder conferir a exposição “Espaço da Pintura”, de Fernando Accarino, shows e ainda um sarau com escritores locais. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Ambos os dias, a programação começa a partir das 15 horas.

O Mercado Casa Porto tem a proposta de reunir e fomentar a produção de obras de arte e produtores culturais dentro de um espaço multicultural voltado à exibição, à divulgação e à comercialização de produtos culturais e artísticos produzidos no Estado.

Programação

A abertura do evento fica por conta da Orquestra de Cordas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi. Mais tarde, a banda Coisa Fina vai homenagear a data de aniversário do cantor Luiz Gonzaga, trazendo o melhor da música regional.

No sábado, a partir das 18 horas, o Sarau da Barão vai encher a Casa Porto com muita poesia e literatura. Em seguida, tem apresentação da Banda Severino, fechando a programação.

Exposição Espaço da Pintura

A exposição “Espaço da Pintura” apresenta obras da trajetória de três décadas do pintor Fernando Accarino. Com certa frequência, é possível perceber nas pinturas uma intrigante e misteriosa figura que se apresenta nas composições pictóricas do artista. Trata-se de uma silhueta humana, um homem usando calça, casaco longo e sapatos (ao menos, é o que parece sugerir a forma).

Esta é a nona exposição individual de Accarino, mas é a primeira a apresentar uma visão de conjunto da produção do artista dentro de um recorte curatorial realizado pelo professor e doutor em artes Lincoln Guimarães Dias.

Accarino constrói suas imagens pictóricas aplicando elementos que constituem o seu repertório plástico, como a silhueta incorporada como signo e a estrutura geométrica feita com linha e cor, que operam como um meio de ordenação do espaço.

Dessa forma, o artista propõe a alteração referencial do plano da pintura ao criar relações de avanço e recuo na percepção do espectador através de contrastes cromáticos.

13 de dezembro (sexta-feira)

  • 15h – Feira de produtos artísticos e culturais
  • 15h – Exposição “Espaço da Pintura” do artista Fernando Accarino
  • 15h – Abertura do Mercado com apresentação da Orquestra de Cordas da Fafi
  • 18h30 – Banda Coisa Fina – apresentação especial em comemoração ao aniversário de Luiz Gonzaga

14 de dezembro (sábado)

  • 15h – Feira de produtos artísticos e culturais
  • 15h – Exposição “Espaço da Pintura” do artista Fernando Accarino
  • 18h – Sarau Poético em parceria com Sarau da Barão
  • 19h – Banda Severino – apresentação de encerramento do Mercado Casa Porto

WhatsApp chat