Feirão Recupere seu Crédito começa no próximo dia 2

nov 20, 2015

18-DE-NOVEMBROVem aí a 5ª edição do Feirão Recupere seu Crédito, que oferecerá descontos e condições especiais para o consumidor quitar dívidas atrasadas e terminar o ano com o nome limpo. O evento será realizado de 2 a 6 de dezembro, na Fábrica de Ideias (antiga Fábrica 747), em Jucutuquara, Vitória. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas sejam atendidas por dia.
Organizado pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, o feirão vai reunir 26 empresas e instituições, entre elas: Agoracred, Avon/Fast, Banestes, Cesan, Casas Bahia, Casas Santa Terezinha, Cartão Avista, Dacasa Financeira, EDP (distribuidora de energia elétrica do Estado), Itapuã e Lojas Mercadão.
As organizações vão oferecer condições especiais, como perdão de juros e multas e descontos sobre o valor principal da dívida.
“O consumidor terá a oportunidade de negociar diretamente com o seu credor, o que aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes. Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”, afirmou o presidente da CDL Vitória, Carlo Fornazier.
Segundo o gerente operacional da entidade, Geraldo Calenzani, a novidade deste ano é que o feirão será realizado até domingo. “Nas edições anteriores, o atendimento era feito de terça-feira a sábado, mas como muitas pessoas também trabalham aos sábados, neste ano vamos iniciar o evento na quarta-feira e estender até domingo, para facilitar a vida dos consumidores”, explicou.
Cadastro Positivo
No Feirão Recupere seu Crédito, os consumidores também poderão abrir seu Cadastro Positivo no estande da CDL Vitória. Ao contrário do cadastro de registro negativo, no qual o cliente tem seu nome inscrito no rol de consumidores que atrasam as contas, o Cadastro Positivo foi criado para que a pessoa física ou jurídica possa ser avaliada pelo seu bom histórico de pagamentos.
O cadastro e a permanência do cidadão na lista de bons pagadores são totalmente gratuitos. O procedimento é simples e rápido: basta que a pessoa apresente um documento pessoal, como Carteira de Identidade ou CPF, e preencha um termo específico.
O gerente operacional da CDL Vitória, Geraldo Calenzani, destacou que o Cadastro Positivo pode facilitar a vida do consumidor no momento da aquisição de um empréstimo ou financiamento, já que essas informações poderão ser utilizadas pelo mercado como ferramenta para análise e reconhecimento do bom pagador.
“Com as informações do Cadastro Positivo, as financeiras, os bancos, as lojas e demais estabelecimentos comerciais contarão com mais dados para conceder o crédito ou realizar a venda a prazo, podendo praticar melhores condições comerciais”, disse.
Mesmo autorizando a inclusão no cadastro, o consumidor pode pedir a exclusão do seu nome da lista a qualquer momento.
Minipalestras
Os consumidores ainda terão a oportunidade de assistir a minipalestras sobre planejamento financeiro familiar e controle de gastos.
“Vamos dar algumas dicas e orientar as pessoas para evitar que elas fiquem inadimplentes novamente. Mostraremos, por exemplo, como é importante envolver os filhos nesse planejamento”, informou a coordenadora de cobrança da Dacasa, Sara Rodrigues.
Dados de inadimplência no Estado
– Até o último mês de outubro, havia 567.492 pessoas inadimplentes no banco de dados do SPC no Estado.
– No Espírito Santo, o número de inadimplentes cresceu 9,13% em outubro de 2015, em relação a outubro de 2014. Já o número de dívidas em atraso cresceu 10,39% no mês passado, se comparado a outubro de 2014.
SERVIÇO
Feirão Recupere seu Crédito
Data: de 2 a 6 de dezembro
Horário: de 2 a 5/12, das 10 às 19 horas, e no dia 06/12, das 9 às 13 horas
Local: Fábrica de Ideias da Prefeitura Municipal de Vitória
Endereço: Av. Vitória, s/nº, Jucutuquara (antiga Fábrica 747)

Empresas e instituições participantes
Agoracred
Abraspes
AR2 Capixabão
Avon/Fast
Banestes
Casas Santa Terezinha
Cartão Avista
Casas Bahia
Cesan
CDL Vitória
Colégio São Gonçalo
Colégio França Junior
Dacasa Financeira
Dental Map Dents
EDP
ELO Joias
Escola Siena
Itapuã
Lojas Primo
Lojas Mercadão
Óticas Diniz
Ótica Sonótica
Reny Joias
Tupperware
Viminas Vidros Especiais
Via Tecnologia

Entenda como vai funcionar o feirão
– Ao chegar à Fábrica de Ideias, o consumidor deverá se dirigir ao balcão das CDLs portando CPF, Carteira de Identidade ou outro documento de identificação original com foto, para se informar sobre os seus débitos. Nesse local, ele vai retirar uma senha.
– Durante a espera, as pessoas ficarão sentadas e poderão acompanhar a chamada das senhas por meio de televisões.
– Depois, elas deverão se deslocar até o estande da empresa ou instituição credora para buscar a renegociação.
– No balcão do Cadastro Positivo, os consumidores poderão incluir o nome na lista de bons pagadores.
– Na sala de educação financeira, serão ministradas minipalestras de planejamento financeiro familiar.

As condições oferecidas pelas empresas
AGORACRED – O consumidor terá até 100% de desconto nos juros de atraso e na multa. Nas dívidas com atraso superior a 360 dias, o cliente poderá receber até 60% de desconto na parcela principal para quitação do débito. O cliente poderá parcelar a sua dívida com uma entrada mais 11 parcelas.
BANESTES – O Banestes estará com 10 guichês no feirão. Poderão ser atendidas pessoas que possuem dívidas referentes a vários produtos do banco, como cheque especial, cartões de crédito, financiamento de bens, crédito pessoal, crédito rural e Conta Garantida, entre outros. O consumidor poderá obter descontos sobre o valor da dívida, de até 100% de multas e juros de mora, além de alongamento do prazo da dívida. Cada caso será analisado individualmente.
CDL VITÓRIA – As seguintes empresas serão representadas pela CDL Vitória: Lojas Primo, Reny Joias, AR2 Capixabão, Abraspes, Colégio São Gonçalo, Óticas Diniz, Itapuã, ELO Joias, Colégio França Junior, Escola Siena, Tupperware, Via Tecnologia, Dental Map Dents, Ótica Sonótica, Viminas Vidros Especiais e Lojas Mercadão. Elas vão oferecer perdão de juros e multas e os débitos poderão ser parcelados em até cinco vezes, com parcela mínima de R$ 100,00.
CASAS SANTA TEREZINHA – Oferecerá desconto de até 90% nos juros, parcelamento em até 10 vezes, parcelamento da dívida no cartão de crédito e vencimento flexível (melhor data de vencimento da renegociação).
CARTÃO AVISTA – Todos os casos serão analisados individualmente, para que, em conjunto, seja possível chegar a um acordo que caiba no bolso do cliente. Haverá descontos diferenciados para pagamento à vista e parcelamento, com a isenção de praticamente 100% dos juros cobrados pelo atraso.
CASAS BAHIA – A empresa fará propostas individuais para cada consumidor e oferecerá descontos sobre o valor total da dívida, que poderão chegar a 90% para pagamento à vista. O consumidor também poderá parcelar a sua dívida em até 15 vezes sem juros.
CESAN – A Cesan ainda não divulgou qual será a sua política de negociação.
DACASA FINANCEIRA – A instituição vai oferecer condições especiais para pagamentos à vista e parcelados, de acordo com o perfil de atraso do cliente. Dependendo do caso, haverá descontos especiais, com perdão de até 100% dos juros.
EDP – Os clientes contarão com a oportunidade de uma negociação personalizada, com condições especiais de pagamento, juros reduzidos do parcelamento e um prazo ampliado para o acerto dos valores devidos.