Festival de Cinema de Vitória acontece até domingo

set 24, 2019

Com mais de 100 horas de programação gratuita, começa nesta terça (24) o 26º Festival de Cinema de Vitória (FCV). O tradicional evento, este ano, vai contar com 12 mostras competitivas, atrações musicais de todo o País, lançamentos, painéis e debates, todos de livre acesso para a população.

O Centro será palco para as mostras competitivas, que nesta edição acontecem no Centro Cultural Sesc Glória.

Já oficinas, painéis e debates serão realizados no Hotel Senac Ilha do Boi, enquanto as sessões do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória acontecerão no Cine Metrópolis.

Os dois últimos dias do Festival de Cinema vão fazer parte também da programação do Viradão Vitória 2019, que ocorre das 18 horas de sábado (28) até às 20 horas de domingo (29).

Arte

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou a complexidade do fazer artístico no cinema. “O cinema é a arte que se alimenta das artes. Em outras palavras, nutre-se de literatura, de música, de drama, de pintura, de fotografia. É desse caldeirão artístico, com tantos ingredientes que se confundem, que nasce a mais completa das artes. A arte sem limites, movida pela fúria e pela beleza, pelo humor e pela aventura. Não consigo imaginar um mundo sem cinema. Seria uma pena deixá-lo ir”, afirmou o secretário.

Há 26 anos movimentando o cinema no Espírito Santo, a diretora Lucia Caus comemora a realização de mais uma edição do evento em meio a um momento de muitas mudanças e dificuldades para a cultura no Brasil. “O Festival de Cinema é resistência. Lutamos para continuar existindo, para continuar sendo janela para centenas de profissionais e estudantes do audiovisual capixaba e nacional. Estamos produzindo um evento cheio de oportunidades e com muito amor. Será inesquecível”.

Novidades

Dentro da programação, algumas novidades. A mostra ‘Do Outro Lado’, em sua primeira edição, trará filmes do cinema fantástico e de horror, gênero que cresce a cada ano em público e produções realizadas.

A Tenda Musical também fica maior, com atrações nacionais e internacionais. Dentre as confirmadas, um pocket-show do cantor Johnny Hooker e uma apresentação da multi-instrumentista grega Katerina Polemi.

Recorde de inscrições e diversidade na programação

O 26º Festival de Cinema de Vitória recebeu o maior número de inscrições de sua história. Foram 1.162 inscrições, de todos os estados brasileiros. A diversidade de gêneros, estilos e realidades, tanto nos enredos dos filmes quanto dos realizadores, geraram uma lista de selecionados diversa e representativa da produção brasileira de curtas e longas nos últimos dois anos.

Segundo a comissão de seleção da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, composta pelo professor e pesquisador Gilberto Alexandre Sobrinho e pela produtora cultural e jornalista Leila Bourdoukan, os filmes selecionados representam os mais diversos modos de narrar, intervir, observar e fabular a realidade.

“Filmes de ficção, documentários, experimentais e de animação estão sendo produzidos em todas as regiões do Brasil. Há um mapa da diversidade diretamente ligado aos quadros da produção audiovisual, tanto em relação aos temas quanto às abordagens”, concluem os curadores.

As 12 mostras competitivas deste ano têm entrada gratuita e acontecem durante os 6 dias de Festival. Com sessões à tarde e à noite, a programação de filmes é diversificada e oferece opções para todos os públicos.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e acontece até domingo (29).

Confira a programação completa