Fonte Grande tem nova unidade de saúde

nov 17, 2015

pmv 03

A nova unidade de saúde da Fonte Grande começa a atender ao público na próxima segunda-feira (23).  A Unidade Básica de Saúde Affonso Schwab tem três andares, área de 2.230 m² e  nove consultórios para médicos e enfermeiros. O atendimento será das 7 às 18 horas, oferecendo todos os serviços de atenção básica à saúde.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é de beneficiar cerca de 8 mil pessoas das comunidades de Piedade, Fonte Grande, Capixaba e parte do Centro. Há mais de 30 anos, já funciona no alto da Fonte Grande uma unidade de saúde com o mesmo nome, situada na rua Medardo Cavalini. Ela será desativada com a abertura da nova.

US Fonte Grande

US Fonte Grande

Saúde da Família

Segundo a diretora da US Affonso Schwab, Patrícia Hulle, o modelo de atendimento é baseado na Estratégia de Saúde da Família. “Esse modelo define o território e as pessoas sob responsabilidade de cada equipe. Isso fortalece o vínculo da equipe com a população, o que é fundamental numa época em que as condições crônicas se tornaram muito mais importantes para o sistema de saúde do que as urgências e emergências. O agente comunitário de saúde é fundamental na formação desse vínculo, já que ele faz parte da população atendida pela equipe em que trabalha”, destacou.

Conforme o modelo de atendimento, o agente é responsável pelo cadastramento de cada membro da família em suas microáreas, incluindo as pessoas com plano de saúde. A partir daí, eles fazem visitas mensais ou mais frequentes, trocando informações com as pessoas sobre como elas podem cuidar de sua saúde.

Equipes

Cada equipe de saúde terá de quatro a cinco agentes comunitários. Eles também alertam o resto da equipe sobre situações que requerem a atenção dos outros profissionais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família conta com mais três auxiliares de enfermagem, um enfermeiro e um médico, além de dentista e auxiliar de saúde bucal.

Jardim terapêutico

Outra novidade será o jardim terapêutico com plantas medicinais, que será implantado posteriormente. O objetivo é trabalhar de forma terapêutica e educativa o uso das plantas medicinais com os usuários e servidores.

Estrutura

No primeiro andar da unidade, vão funcionar a recepção e a farmácia. Lá, acontecerão avaliação inicial, marcação de especialidades, coleta de exames, curativo, nebulização, vacinas e medicação. Também há salas de estabilização e fraldário.

No segundo andar, serão instalados os nove consultórios, salas de psicologia, serviço social, escovário, odontologia, raio x odontológico, esterilização, fraldário e preparo. No terceiro, estão o auditório (com capacidade para 60 pessoas), salas de reuniões, administração, salas de agentes comunitários e de agentes de endemias e fraldário.

Nos três pavimentos, há bebedouros e banheiros masculino e feminino, inclusive com unidades separadas e acessíveis para pessoas com deficiência. O custo total da obra foi de R$ 5.530.896,80.