Home Notícias do Dia Fundão recebe nova edição do projeto Arte no Muro
Fundão recebe nova edição do projeto Arte no Muro

Fundão recebe nova edição do projeto Arte no Muro

0
0

Cerca de 40 moradores de Fundão terão uma nova oportunidade de expressar a sua criatividade e transferir para o muro cenas do cotidiano da cidade inspirados pelo tema “Cultura e poesia”. É que, na última semana, teve início mais uma edição do Projeto Arte no Muro, iniciativa que vai oferecer aulas gratuitas sobre a técnica do grafite, manifestação artística que envolve a produção de ilustrações e outros desenhos em espaços públicos, como muros e praças. O projeto é uma iniciativa da Vale e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fundão.

As atividades compreendem aulas teóricas e práticas sobre o grafite e contam com a orientação técnica dos artistas Geanna Abreu e Renata Apolinário, artistas plásticas formadas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e que detêm experiência em arte de rua, intervenções na paisagem urbana e grafite, além do artista e professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes Valdelino dos Santos, mais conhecido como Didico.

Iniciada no último dia 11, a produção artística deverá ser concluída em janeiro de 2018, com entrega de certificados para os moradores que participaram da iniciativa. O trabalho resultará em dois painéis nos bairros Centro e Beira-linha num total de 500 metros feito de correias transportadoras, estruturas que são utilizadas para fazer o transporte de minério de ferro no Complexo de Tubarão, área operacional da Vale em Vitória.  As correias transportadoras foram instaladas na entre a linha férrea da Vale e a rua como forma de reforçar a segurança da comunidade local e da operação ferroviária.

“O Arte no Muro tem como objetivo contribuir para o fortalecimento territorial e comunitário do município a partir do registro de cenas do cotidiano da cidade e de temas como costumes, hábitos e outras características da comunidade local”, explica o gerente de Operações e Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas Domingos Rocha.