Home Espírito Santo Governo capixaba inicia eventos do Mês da Consciência Negra
Governo  capixaba inicia eventos do Mês da Consciência Negra
0

Governo capixaba inicia eventos do Mês da Consciência Negra

0
0

O Governo do Estado deu início, nesta quinta (07), à programação para o Mês da Consciência Negra com o Seminário “A ‘Guerra às drogas’ e o extermínio da população negra no Brasil”.

A governadora em exercício, Jaqueline Moraes, reforçou a importância do dia 20 de novembro. “É uma data reconhecida nacionalmente como o Dia da Consciência Negra. A tendência no País é de que essa celebração se espalhe por todo mês de novembro se transformando no ‘Novembro Negro’. Aqui no Estado não é diferente. Queremos com isto dar visibilidade e investir na valorização do ser humano, principalmente da população negra, que é a maioria no Espírito Santo”, destacou.

Segundo ela, o debate sobre essa temática é fundamental: “Sabemos que quando praticamos ações como palestras ou rodas de conversa estamos oferecendo um espaço no qual podemos dizer sobre as dificuldades que a população negra já enfrentou no passado e enfrenta até hoje. É fundamental para ajudar a corrigir as distorções sociais, além de ser um espaço para falarmos também dos autores, artistas e cientistas negros que ajudam a valorizar a cultura afro. Ajuda também a desconstruir a naturalização das piadas, brincadeiras e comentários racistas”, acrescentou Jaqueline Moraes.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou ainda a extensa programação do “Novembro Negro”, que segue até o próximo dia 29. “Realizaremos uma série de atividades na Grande Vitória, mas também vamos para o interior. É importante falar de racismo institucional e estrutural, de direitos, e é preciso que esta voz ecoe para além da Capital, chegando também às unidades de internação. Estaremos nesses espaços. Neste sentido, a entrega do carro se torna ainda mais importante, porque teremos ainda muitas ações no interior do Estado”, ponderou.

A SEDH também lançou uma campanha educativa virtual de enfrentamento ao racismo nas suas principais formas de expressão. Entre os dias 07 e 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – serão publicados posts na página do Facebook da SEDH (@DireitosHumanosES), com a proposta de conscientizar as pessoas sobre o que é racismo e seus diversos tipos.

 “É preciso falar de racismo nas redes sociais e neste mês o Governo mantém o seu compromisso de sempre com as políticas públicas para igualdade racial. Uma das ações é esta campanha contra o racismo”, disse a secretária.

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, enfatizou a importância do tema do seminário desta quinta-feira:

 “A ideia de realizar um seminário abordando esta temática parte da nossa responsabilidade ética e política em tratar a questão do racismo como um dos elementos estruturantes em nossa sociedade. Nós sabemos que a luta antirracista, para além da bandeira do movimento negro, precisa ser uma agenda para todos nós da gestão e políticas públicas. Precisamos garantir que se constitua num espaço de diálogo, em que esta temática possa ser abordada de forma clara, sem tabus, trazendo à tona esta problemática que está posta diante de todos nós”, explicou.

Os palestrantes convidados para discutirem o tema foram o delegado de Polícia Civil, Fábio Pedroto, que também é mestre em Segurança Pública; e a pós-doutoranda em Psicologia e coordenadora local do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Vitória – Território Centro, Luizane Guedes Mateus. O Seminário contou ainda com apresentações culturais de poesia marginal, com Thais do Gueto, e de slam literário com o coletivo Xamego.

A programação do “Novembro Negro”, conta com diversas ações, entre elas: rodas de conversa com a comunidade quilombola, bate-papo com socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), realização de ciclo formativo, além de participação e apoio a eventos dos municípios.

Programação

13/11 – Conheça Jovem com a juventude do Núcleo Afro Odomodê (tour pelo Palácio da Fonte Grande)

Horário: 13 horas

Local: Palácio da Fonte Grande

Realização: SEDH (Gerência de Políticas para a Juventude) e Prefeitura Municipal de Vitória

18/11 – Participação na mesa de debates sobre enfrentamento ao racismo

Horário: 19 horas

Local: Faculdade Pitágoras de Guarapari

Realização: Faculdade Pitágoras

19/11 – Seminário “Genocídio tem cor”

Horário: 17 horas

Local: Cras de Vitória

Realização: Prefeitura Municipal de Vitória

19/11 – Participação no Seminário “Consciência negra e os dias atuais”

Horário: 10 horas

Local: Centro ADM

Realização: Prefeitura Municipal de Cariacica

20/11 – Cerimônia de transferência da capital para a cidade de São Mateus

Horário: 10 horas

Local: Auditório da antiga Prefeitura de São Mateus

Realização: Prefeitura Municipal de São Mateus e SEDH (Gepir)

20/11 – Roda de conversa com lideranças quilombolas

Horário: 13 horas

Local: Auditório da antiga Prefeitura de São Mateus

Realização: Prefeitura Municipal de São Mateus e SEDH (Gepir)

21/11 – Cinedebate no Iases com o tema “Juventude Negra”

Horário: 14 horas

Local: Iases – Linhares

Realização: SEDH (Gerência de Políticas para a Juventude e Gepir) e Iases

23/11 – III Semana Municipal “Consciência Negra”

Horário: das 09h às 13h

Local: Centro Cultural Ilê Axé Oba Ayrá

Realização: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e movimentos sociais

26/11 – Curso de formação para servidores com o tema “O que é Racismo Estrutural e Institucional”

Horário: 09 horas

Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha

Realização: Prefeitura Municipal de Vila Velha

27/11 – Solenidade de homenagem a personalidades negras (I AfroCelebrarte)

Horário: 19 horas

Local: Espaço Cultural Eliziário Rangel

Realização: Prefeitura Municipal da Serra

29/11 – Ciclo Formativo em Direitos Humanos com o tema “Raça, Gênero e Diversidade: interseccionalidade como garantia dos direitos”

Horário: 14 horas

Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória

Realização: SEDH (Gepir e Gerência de Diversidade Sexual e Gênero)

Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

WhatsApp chat