Governo discute Orçamento 2018 e Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil

dez 4, 2017

A peça orçamentária do Poder Executivo Estadual para 2018, o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil e a apresentação do novo diretor do Departamento de Imprensa Oficial (DIO), Eduardo Caliman foram os principais destaques da reunião do governador Paulo Hartung e do vice-governador, César Colnago, com o secretariado, diretores de órgãos e empresas públicas estaduais, na manhã desta segunda (4). O encontro foi realizado no gabinete do governador no Palácio Anchieta, em Vitória.

Durante a reunião, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Régis Matos, relembrou que a peça orçamentária, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa na semana passada, está equilibrada e conectada com a perspectiva real de arrecadação. O secretário também apresentou as diretrizes para o controle de gastos do governo, que consideram a manutenção do nível de gasto, programação financeira real e o controle por categoria de despesa. “É o quarto orçamento organizado e equilibrado. Isso é fundamental para essa caminhada do Governo do Estado e manutenção das políticas públicas implementadas”, ponderou.

O governador Paulo Hartung também celebrou a sequência histórica do equilíbrio orçamentário e alertou que, apesar da leve retomada da economia, o país precisa avançar nas reformas para se modernizar e ganhar competitividade. “Com muito trabalho e diálogo a situação do Estado está equilibrada, porém não somos uma ilha, precisamos que o país avance com as reformas estruturantes para avançarmos em empregos e rendas”, explicou.

Sobre o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Marcelo Disep Costa, explica que o Estado está monitorando as chuvas e articulando junto aos municípios ações preventivas e informativas. “Estamos monitorando uma questão delicada, que são os deslocamentos de massa (desmoronamentos). Outra situação delicada é o repasse de informações falsas. Pedimos que as pessoas apurem e, na dúvida, procurem a Defesa Civil”, alertou.

Sobre as fortes chuvas que têm caído, Hartung pediu prioridade máxima atenção aos gestores do Estado. “Peço atenção e mobilização integral do Governo neste tema. Tem chovido muito. Estou acompanhando os relatórios permanentes que apontam redução da chuva, mas retornando nos próximos dias. Esse tema é prioridade. Acionados, todos devem dar respostas rápidas”, orientou o governador.

Durante a reunião, foi realizada uma apresentação detalhada sobre a participação do governador no “Encontro de Altas Autoridades Brazil Rising – Uma Nova Gestão Pública para um Novo Brasil”. O evento aconteceu em novembro, em Connecticut, nos Estados Unidos, e foi uma realização da Fundação Lemann. “Foi inspirador refletir em conjunto sobre o Brasil, seus desafios e oportunidades, com foco especial em projetos que haverão de oxigenar e modernizar a administração pública de nosso país, nos três níveis de governo”, explica Paulo Hartung.