Grande caminhada encerra a campanha Outubro Rosa neste domingo em Camburi

out 28, 2017

A caminhada “Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida” encerra a campanha de prevenção ao câncer de mama, neste domingo (29), às 9 horas. A concentração será em frente ao píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, e seguirá em direção à Avenida Adalberto Simão Nader.

A Secretaria de Saúde da capital dará apoio ao evento.

Exames

A secretaria ampliou a oferta de mamografias durante este mês. Foram marcados 2.362 exames.

As mulheres ainda podem marcar consultas com ginecologistas nas suas unidades de referência ou através do agendamento online, que está disponível nestes locais: Jardim Camburi, do Quadro, República, Maria Ortiz, Jabour, Ilha de Santa Maria, Santo André, Fonte Grande, Jesus de Nazareth, Santa Luiza, Resistência e Consolação.

Prevenção

As moradoras de Vitória também podem realizar a detecção precoce do câncer de mama ao se consultarem e serem examinadas por médicos ou enfermeiros nas unidades de saúde. Para rastreamento e diagnóstico, Vitória ainda oferece exames de mamografia e de ultrassonografia.

“As mulheres que procuram as unidades de saúde da rede municipal encontram diversos serviços voltados à detecção precoce do câncer de colo do útero e de mama. Os exames preventivos podem ser feitos periodicamente. Caso seja identificada alguma alteração nesse exame de rotina, a paciente pode fazer na rede municipal de saúde a colposcopia, exame mais apurado do colo de útero”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Sistema

A Semus conta ainda com o Sistema de Informação do Câncer (Siscan), cuja finalidade é fazer a solicitação de exames e o acompanhamento das pacientes que tiveram o resultado do exame preventivo com alguma alteração.