H1N1 matou 48 no ES este ano

ago 17, 2016

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus da gripe causou 48 mortes no Espírito Santo este ano. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Duas outras mortes estão em investigação para determinar o agente causador, uma vez que a SRAG pode ter diferentes causas, não somente os vírus Influenza.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou um total de 895 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo entre 03 de janeiro e 13 de agosto de 2016. No mesmo período, o número de SRAG causada por Influenza A (H1N1) passou para 234, sendo que os últimos casos confirmados referem-se aos meses de junho e julho.

Orientações

Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.