Home Notícias do Dia Hemoes de Vitória chama superamigos para doar sangue
Hemoes de Vitória chama superamigos para doar sangue
0

Hemoes de Vitória chama superamigos para doar sangue

0

Para marcar as comemorações do Dia do Doador Voluntário de Sangue, data que será celebrada no próximo sábado (25), os Superamigos Batman, Robin, Batgirl e Flash vão doar sangue no Hemoes de Vitória nesta quinta (23). Para o Hemoes, a presença dos personagens  é uma oportunidade de conscientizar a população da importância da doação de sangue para a vida de muitos que são atendidos diariamente nos serviços de saúde.

“Será um momento divertido e cheio de significado. Os homens e mulheres, jovens e pessoas com mais idade, todos que passam pelo hemocentro todos os dias são considerados verdadeiros super-heróis, já que, como os personagens dos quadrinhos, eles também salvam vidas”, comentou a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa.

Segundo a diretora, esta semana de atividades serve também para homenagear as pessoas que adotam a doação de sangue como prática de solidariedade, assim como esses quatro amigos que se juntaram para ajudar a incentivar a doação de sangue. Luís Carlos Souza Almeida, 36 anos, se fantasiará de Batman, e a esposa dele, Joênia Teixeira da Silva Almeida, 35 anos, vai de Batgirl. Eles são doadores do Hemoes e, segundo Luiz, ele começou a doar sangue vendo o exemplo do pai, que é doador fiel.

“Eu sou doador há dez anos mais ou menos. Eu comecei pelo meu pai. Eu via o meu pai indo doar sangue. Não faço as quatro doações por ano porque, infelizmente, não dá tempo, mas duas vezes por ano eu estou no Hemoes. Temos um exemplo bíblico: Jesus deu o sangue dele todinho para salvar a humanidade. Eu creio nisso. Acho que é importante cultivar o amor pelo próximo”, comentou.

A diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa, diz que nesta época do ano o número de doações costuma diminuir, por isso é importante retomar as campanhas de tempos em tempos. Na tarde desta quarta-feira (22), por exemplo, o Hemoes ficou praticamente vazio, segundo a diretora, o que confirma a tendência de queda no comparecimento de doadores voluntários com a aproximação do fim do ano. “Temos conseguido atender às demandas, mas sem muita reserva. Precisamos manter nosso estoque sempre abastecido, principalmente com sangue de fator RH negativo”, disse a diretora do Hemoes.

O ônibus do Hemoes está dando suporte ao atendimento da unidade de Maruípe durante toda esta semana.  Outra ação programada para esta semana no hemocentro estadual é uma apresentação musical, na sexta-feira (24). A servidora Mirna Norma, do Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), de Cariacica, fará uma apresentação de canto a partir das 15 horas. Já o grande dia, o sábado, será celebrado com um bolo e um café da manhã.

No interior

As unidades do Hemoes em Linhares, Colatina e São Mateus vão abrir também no sábado (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O funcionamento das três unidades terá início às 7 horas, com cadastro de doadores até as 15 horas. Durante a semana, o funcionamento será no horário de sempre, das 7h às 13h, com cadastro de doadores até as 12h no hemocentro regional de São Mateus, e até as 12h30 Colatina e Linhares.

Quem chega ao hemocentro regional de Colatina, por exemplo, encontra o local todo decorado com enfeites que remetem ao Dia do Doador Voluntário de Sangue e dizeres de agradecimento. No Hemoes de Linhares não é diferente. Por lá a comemoração é em dose dupla. No sábado (25), a unidade completará 14 anos de funcionamento e a semana será agitada. Nesta quinta (23) e na sexta-feira (24), haverá panfletagem nos hospitais e unidades de saúde do município. O hemocentro regional também ganhará decoração festiva e terá música ambiente como distração para os doadores.

Ainda nesta quinta, o Hemoes de Linhares realizará palestra no auditório da Unimed, às 9 horas, sobre doação de sangue. E na sexta, a partir das 13 horas, será realizada palestra no auditório do Hospital Rio Doce.