Home GVNews Entrevista Hepatite: você tem certeza que não tem?
  Vídeo Anterior Reuso de água em casa: bom para o bolso e o meio ambiente
  Próximo Video Observação de Pássaros é assunto no GVNews Entrevista

Hepatite: você tem certeza que não tem?

0
0

O presidente da Associação Pró-Vidas Transplantes e Hepatites Virais do Espírito Santo, Adauto Vieira de Almeida, explica que os casos identificados de hepatites têm tratamento, mas que cerca de um milhão de pessoas têm a doença e não sabem, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde.

A hepatite é uma inflamação nas células hepáticas do fígado e pode ser ocasionada pelos vírus A, B, C ou D. Não apresenta sintomas e o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue. Caso isso não ocorra, a evolução da doença é devastadora, perfazendo um quadro com hepatite aguda, crônica, cirrose hepática e tumor no fígado.

Por ser uma doença silenciosa, o foco tem sido a busca ativa por pessoas que não sabem que têm os vírus e precisam logo se tratar para não serem surpreendidas com as consequências de um diagnóstico tardio, como uma cirrose ou câncer de fígado, e também que não transmitam a doença a outras pessoas.

Independente de faixa etária, devem procurar o serviço de saúde pessoas que colocaram piercing e fizeram tatuagem, como também as que receberam transfusão de sangue antes de 1993 e profissionais de saúde.